Ensino e Educação

UFPR inscreve para bolsas de estudo na França em Engenharia Industrial Madeireira e Engenharia Florestal

Simone Meirelles     21 de dezembro de 2018 - 11h37

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas Brafitec, destinado a alunos de graduação dos cursos de Engenharia Industrial Madeireira e Engenharia Florestal da UFPR. Os selecionados irão desenvolver parte de seus estudos na École Superieure du Bois (ESB), na França. O período da bolsa é de um ano (dois semestres), podendo ser prorrogado por mais seis meses para alunos que pretendam obter o duplo diploma.

Para 2019, são ofertadas três bolsas de estudos.  Os benefícios são de 870 euros ao mês para manutenção, 2510 euros como auxílio deslocamento, 870 euros de auxílio instalação e 90 euros ao mês de seguro saúde.

Podem se inscrever alunos dos cursos de Engenharia Industrial Madeireira ou Engenharia Florestal. Os requisitos são os seguintes:

– Estar regularmente matriculado, periodizado e com no mínimo 5 semestres do curso concluídos e no máximo 8 semestres.

– IRA: igual ou superior a 0,70

– Nível de francês exigido pela Capes: B1 (TCF, DELF, DALF realizados pela Aliança Francesa, obrigatoriamente).

– Enem: pontuação igual ou superior a 600 pontos (Exames realizados a partir de 2009).

– Não ter sido agraciado anteriormente com bolsa no exterior, em nível de graduação.

– Passaporte válido

– Documentação a ser entregue nas respectivas coordenações (CCEF ou CCEIM)

– Histórico escolar atualizado e carimbado pela coordenação

– Currículo vitae (com comprovantes)

– Carta de motivação

– Proficiência do idioma francês – B1.

– Comprovante do ENE

Se os candidatos tiverem exame de proficiência da língua inglesa, deverão anexar a documentação. A proficiência em inglês não substitui a proficiência em francês.

O prazo de entrega da documentação vai até dia 28 de fevereiro de 2019, nas coordenações dos respectivos cursos.  Entrevistas serão realizadas de 11 a 15 de março e o resultado sai até 20 de março. Os estudos na França iniciam em setembro de 2019.

Mais informações podem ser obtidas com a professora Rosilani Trianoski, coordenadora do Projeto Brafitec na UFPR, pelo e-mail rosilani@gmail.com.