Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR inicia registro acadêmico dos aprovados no vestibular

Superintendência de Comunicação Social     19 de janeiro de 2017 - 17h46

32407023065_34670b1880_z

Veteranos promovem clima animado para recepcionar os calouros. Foto: André Filgueira.

Começou nesta quinta-feira (19) o registro acadêmico dos candidatos aprovados no processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da UFPR no ano de 2017. O processo continua até o dia 27 de janeiro, seguindo um calendário com datas e horários específicos por cursos e campi. A estimativa é que sejam registrados entre 700 e mil candidatos por dia, o que culminará no ingresso de 6750 novos estudantes na universidade.

32367590046_8e8fbbf5eb_z

Nicole vai cursar Agronomia para seguir na área em que a família atua. Foto: André Filgueira.

De acordo com o diretor de registro acadêmico da UFPR, Lucinir José Feltrin, esta é a primeira vez que o procedimento será inteiramente informatizado, com a digilitalização de toda a documentação dos aprovados. A inovação irá gerar uma redução de aproximadamente 70% nos custos de registro acadêmico.

Para os cursos instalados nos campi de Curitiba e de Pontal do Paraná (onde fica o Centro de Estudos do Mar), o registro acadêmico acontece no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, onde os calouros estão sendo recebidos por alunos veteranos dos respectivos cursos. A recepção inclui música, rodas de apresentação e identificação dos novos alunos por meio de pintura com o nome do curso. A BaterASA, bateria  do setor de Sociais Aplicadas, que abrange os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Gestão da Informação também esteve presente para animar os participantes.

Fernanda Mollé Santos, estudante do quinto período de Administração, conta que durante a recepção também estão sendo vendidos materiais do curso. “Estamos vendendo canecas, camisetas, mochilas e adesivos. Além disso, procuramos trazer os novos alunos para a Praça Santos Andrade e realizar uma roda de apresentação, em que eles contam nome, idade e turno em que irão estudar. Depois vamos levá-los para conhecer o Restaurante Universitário e então seguiremos para uma confraternização”, relata.

31595922653_e71a8476b3_z

Roberta está animada para ingressar no curso de Arquitetura e Urbanismo. Foto: André Filgueira.

A caloura de Arquitetura e Urbanismo Roberta Walecki, de 18 anos, conta que em 2016 não conseguiu ser aprovada na UFPR, mas preparou-se melhor e insistiu porque fazia questão de estudar na instituição. “Escolhi a Universidade Federal do Paraná por considerá-la uma das melhores instituições de ensino do Brasil, além de ser pública e, por isso, mais acessível. Estou extremamente animada para o início das aulas”, explica a futura arquiteta, que é natural do interior do estado, mas mudou-se para Curitiba para cursar o ensino médio.

Nicole Monteiro, de 17 anos, já é experiente vestibulares: 2016 foi seu terceiro ano realizando provas e o segundo tentando uma vaga para a UFPR. “No primeiro ano fiz as provas como treinamento e, a partir do ano passado, já desejava realmente obter uma vaga. Optei pelo curso de Agronomia pois toda a minha família trabalha na área e eu não conseguia me enxergar fazendo algo diferente”, diz. Segundo ela, o segredo da aprovação foi a calma no momento da prova, conquistada graças à experiência em vestibulares anteriores.

Bancas

De segunda a quarta-feira desta semana, a UFPR realizou as bancas de validação de autodeclaração de raça e cor, para alunos que ao se inscreverem no vestibular se autodeclararam afrodescendentes. Os alunos que tiveram suas declarações deferidas nesse processo devem retornar para realizar o registro acadêmico.

A Comissão de Validação da Autodeclaração de Raça/Cor da UFPR adotou uma postura de profundo respeito aos candidatos durante os três dias em que atuou na fase inicial do seu trabalho, concluída ontem (dia 19). Composto por 18 pessoas, o grupo adotou mecanismos rigorosos para garantir uma avaliação o mais justa possível no processo, que terá continuidade com a avaliação dos recursos dos candidatos.

“A Comissão teve um cuidado absoluto em relação aos candidatos. Procuramos ser acolhedores com todos eles. Adotamos o máximo respeito e transparência em relação a eles e, ao mesmo tempo, fornecemos aos candidatos todas as informações”, disse o pró-reitor de Graduação da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, que apontou o principal ganho com a retomada da utilização das bancas: “O processo agora está muito mais transparente tanto à comunidade quanto aos estudantes”.

Documentação e calendário

Os documentos necessários para realizar o registro acadêmico, bem como os horários específicos para cada curso podem ser conferidos, respectivamente, no Guia do Candidato e no Edital de número nº 01/2017 que constam no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Em Curitiba, estão sendo registrados os aprovados nos cursos da capital e do Centro de Estudos do Mar. Os aprovados para cursos dos demais campi da UFPR deverão se registrar na própria unidade, seguindo o calendário específico.

O calendário completo pode ser conferido aqui.

Chamadas complementares

A partir de 3 de fevereiro, a UFPR fará as chamadas públicas nominais para as vagas que eventualmente não forem preenchidas nesta primeira etapa do registro acadêmico. Inicialmente estão previstas sete chamadas complementares, a primeira delas com previsão para o dia 3 de fevereiro.

 

Clique aqui para ver as fotos do registro acadêmico no Flickr


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR