UFPR inicia inscrições para ocupação de vagas remanescentes na segunda-feira (14)

A primeira etapa do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) vai contemplar os alunos de graduação da Universidade Federal do Paraná. A edição 2020/2021 vai ofertar quase 1.800 vagas em oito modalidades diferentes. O edital será lançado na segunda-feira, 14 de junho, no site do Provar. As inscrições poderão ser feitas a partir das 12h do dia 14 de junho até as 16h59 do dia 18 de junho.

Desde 2003, o Provar ajuda a UFPR a preencher vagas ociosas da graduação. Essas vagas são provenientes de abandono de curso, cancelamento a pedido, transferência para outras instituições, reopção de curso e mudança de turno, habilitação e campus. O programa tem várias modalidades, divididas em processos com características e editais próprios.

Neste primeiro momento, o processo de ocupação de vagas é destinado exclusivamente para alunos da graduação da UFPR, dividido nas seguintes modalidades:

1. Mudança de turno: para cursos que funcionam em mais de um turno.
  2. Mudança de habilitação: para cursos com mais de uma habilitação – licenciatura e bacharelado, por exemplo.
  3. Mudança de campus: para cursos similares que funcionam em campi distintos da UFPR.
  4. Reopção de curso: destinada a estudantes da UFPR interessados em mudanças entre cursos com currículos distintos. Neste caso, o curso de origem do aluno deve ser identificado como curso afim pela coordenação do curso desejado.

A partir do dia 23 de junho, serão divulgados os editais direcionados ao público externo à UFPR, nas modalidades de reintegração de curso, complementação de estudos e aproveitamento de curso superior. O edital para a modalidade de transferência de outra instituição para a UFPR deve ser divulgado a partir do dia 7 de julho, com previsão de prova objetiva no dia 15 de agosto.

As normas do Provar são regidas pela Resolução 10/19 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR.