Universidade Federal do Paraná

Menu

Últimas notícias...

    Nenhuma notícia nesta categoria!


Histórico de notícias

UFPR inicia a reflexão sobre a consciência negra em novembro com atividades artísticos-culturais

Superintendência de Comunicação Social     5 de novembro de 2019 - 12h34

No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) promoverá, durante o mês inteiro, uma série de ações artístico-culturais nos diversos campi da instituição para discutir temas relacionados à consciência negra. Promovida por meio de uma articulação entre Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), núcleos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e grupos artísticos, a iniciativa apresentará atividades de literatura, teatro, musicalidade, visualidades, dança, religiões de matriz africana, ações afirmativas, entre outras.

O objetivo é reforçar a visibilidade da presença negra na UFPR, tendo em vista as mudanças nos últimos anos sobre o público que compõe a comunidade acadêmica. Abrindo a programação, a primeira semana terá exposições, intervenção, simpósio e mesa de literatura, lançamento de livros, oficina e roda de conversa.

A exposição “Imaginário minimalista” apresenta formas geométricas, cores e contrastes e conta com a escolha minuciosa de objetos para o cenário e figurinos em tons harmoniosos. Revelando uma pesquisa visual que instiga a criatividade mental presente em todos nós, a mostra fica aberta para visitação até o dia 30 de novembro no hall do Museu de Arte (MusA) da UFPR. Também até o dia 30 deste mês, com início na quarta-feira (6), a intervenção “Vós” aguça os sentidos daqueles que passarem pelo hall de entrada do edifício Dom Pedro I.

A quarta-feira (6) ainda terá a abertura do IV Simpósio de Literatura Ibero-Americana, que tem como objetivo pensar a problemática da mestiçagem desde a ótica negra, indígena, branca e mestiça, bem como refletir sobre as causas da sua presença em quase todos os âmbitos da cultura e da sua adoção por parte da comunidade intelectual Ocidental. A abertura acontece às 9h no auditório do Anfiteatro 100 do Edifício Dom Pedro I e o Simpósio segue até sexta-feira (9). Dentre as atividades do evento, está prevista uma mesa-redonda sobre literatura infantil de temática africana e afro-brasileira, às 16h, na Sala Homero Barros, no mesmo prédio.

Os livros Quilombololando, de Heloísa Pires Lima; Racismo, discurso e educação: estratégias ideológicas, de Paulo Vinicius Baptista da Silva, Débora Oyaymi Araújo e Wellington Oliveira dos Santos; Pesquisas de Acadêmicos/as Afirmação na Pós: Contranarrativas e descolonização, de Luis Thiago Freire Dantas e Mariana Panta; Educação das relações étnicos-raciais. O estado da arte, de Paulo Vinicius Baptista da Silva; Kátia Regis e Shirley Aparecida de Miranda; e Roteiros temáticos da diáspora. Caminhos para o enfrentamento ao racismo no Brasil; de Andrea Maila Voss Kominek e Ana Cristina e Vanali, serão lançados na quarta-feira (6), às 18h30, na sala 100 do Dom Pedro I.

Nos campi Botânico e Politécnico, acontece a oficina “Musicalidades” às 18h dos dias 7 e 11, respectivamente. Já a roda de conversa “A metamorfose de Cirilo: a representação da população negra nas mídias e telenovelas no brasil” será realizada no Colégio Estadual Santa Cândida, às 18h40 de sexta-feira (8).  Para fechar a programação da semana, o sábado terá a abertura da exposição “Deuses que Dançam”, às 17h30, no saguão do prédio da Administração Central na Reitoria. A exposição fica aberta para visitação até o dia 19 de dezembro.

Confira a programação completa das atividades de novembro.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR