Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR inaugura Sala da Memória do Prédio Histórico

Simone Meirelles     8 de março de 2012 - 13h08

Fotos que estão da sala da memória

Fotos da Sala da Memória do Prédio Histórico

Cerca de 40 fotos que mostram o Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná desde a pedra fundamental até os movimentos políticos dos anos 90 decoram a Sala da Memória que foi inaugurada às 10h30 desta quinta-feira, dia 8. Localizada no primeiro andar do prédio da Praça Santos Andrade, no Setor de Ciências Jurídicas, a sala reúne recursos tecnológicos modernos para videoconferências, ao lado de registros históricos do local. A inauguração integra as atividades de comemoração dos centenários da UFPR e da Faculdade de Direito, curso fundador da instituição.

Durante a solenidade de inauguração, o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou que a sala é um “marco” e exemplo para que outros setores da universidade também façam um resgate de suas respectivas memórias. Ele lembrou que a revitalização do prédio histórico integra os projetos do movimento Pró-UFPR. Para o professor Ricardo Marcelo Fonseca, diretor do Setor de Ciências Jurídicas, é importante aproveitar as comemorações do centenário para fazer uma reflexão, “medir o presente e projetar o futuro”.

A inauguração contou com uma conferência do professor Celso Lafer, titular aposentado da USP,  ex-ministro das Relações Exteriores e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Lafer abordou o tema “Constitucionalização do Direito Internacional”. Também estiveram presentes o vice-reitor Rogério Mulinari – que falou sobre a programação das comemorações do centenário da UFPR – ,  pró-reitores e diretores de setor, além de docentes, técnicos administrativos e estudantes.

Celso Lafer e Ricardo Fonseca

Celso Lafer e Ricardo Fonseca