Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR inaugura Sala da Memória do Prédio Histórico

Fotos que estão da sala da memória
Fotos da Sala da Memória do Prédio Histórico

Cerca de 40 fotos que mostram o Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná desde a pedra fundamental até os movimentos políticos dos anos 90 decoram a Sala da Memória que foi inaugurada às 10h30 desta quinta-feira, dia 8. Localizada no primeiro andar do prédio da Praça Santos Andrade, no Setor de Ciências Jurídicas, a sala reúne recursos tecnológicos modernos para videoconferências, ao lado de registros históricos do local. A inauguração integra as atividades de comemoração dos centenários da UFPR e da Faculdade de Direito, curso fundador da instituição.

Durante a solenidade de inauguração, o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou que a sala é um “marco” e exemplo para que outros setores da universidade também façam um resgate de suas respectivas memórias. Ele lembrou que a revitalização do prédio histórico integra os projetos do movimento Pró-UFPR. Para o professor Ricardo Marcelo Fonseca, diretor do Setor de Ciências Jurídicas, é importante aproveitar as comemorações do centenário para fazer uma reflexão, “medir o presente e projetar o futuro”.

A inauguração contou com uma conferência do professor Celso Lafer, titular aposentado da USP,  ex-ministro das Relações Exteriores e atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Lafer abordou o tema “Constitucionalização do Direito Internacional”. Também estiveram presentes o vice-reitor Rogério Mulinari – que falou sobre a programação das comemorações do centenário da UFPR – ,  pró-reitores e diretores de setor, além de docentes, técnicos administrativos e estudantes.

Celso Lafer e Ricardo Fonseca
Celso Lafer e Ricardo Fonseca

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...