Ciência e Tecnologia

Histórico de notícias

UFPR implanta Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais

Jéssica Tokarski     24 de agosto de 2021 - 10h16

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou, no dia 2 de agosto, o registro e o credenciamento inicial do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) em Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O CEP Humanidades será um órgão colegiado, interdisciplinar e independente. Sua criação objetiva desenvolver e aplicar mecanismos de proteção da instituição, dos pesquisadores e dos participantes de pesquisa, adequados às éticas dos diferentes campos de conhecimento das pesquisas acadêmicas de Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Letras, Artes, Linguística, Direito e outras áreas que abordem questões relativas à sociedade. “Todos as pesquisas que envolvam aspectos inerentes aos seres humanos e à sociedade, com detalhes que demandam cuidados éticos na abordagem, poderão ser analisadas por esse comitê”, explica o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Francisco de Assis Mendonça.

Até então, a UFPR possuía apenas um comitê de ética, vinculado ao Setor de Ciências da Saúde, que recebia todas as demandas relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos. Segundo Mendonça, implantar esse comitê especificamente na área de humanidades deve, além de desafogar as demandas do já existente, incentivar a interdisciplinaridade e a heterogeneidade das pesquisas, ampliando as áreas temáticas do conhecimento.

“O CEP Humanidades será composto por oito representantes de diversos campos do conhecimento dentro das ciências humanas e sociais, especialmente Ciências Sociais, Sociais Aplicadas, Artes, Letras e Educação. É um enriquecimento no sentido da garantia da ética em pesquisa e na transdisciplinaridade do conhecimento”, avalia o pró-reitor.

Deverão passar por esse comitê os projetos de pesquisa que contemplem dados sensíveis, dados pessoais e conteúdos que afetem a dignidade e a integridade humana. O CEP Humanidades da UFPR está em fase final de implantação e ficará institucionalmente vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). “A UFPR é uma das poucas, no Brasil, a criar esse tipo de comitê. Isso reforça o caráter da pesquisa nessa universidade e o cuidado com o desenvolvimento correto e ético da pesquisa no interior da instituição”, destaca Mendonça.

Foto de destaque: André Filgueira/Sucom UFPR