Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR forma primeira turma de Medicina do campus Toledo

A Universidade Federal do Paraná realizou a formatura da primeira turma do curso de Medicina do campus Toledo na última sexta-feira (16/9). A colação de grau dos 28 novos médicos aconteceu no Teatro Municipal de Toledo.

Participaram da solenidade o reitor Ricardo Marcelo Fonseca; a vice-reitora Graciela Bolzón de Muniz; a diretora do campus UFPR Toledo, professora Cristina Rodrigues; a coordenadora do curso, professora Prima Lezcano; o reitor da gestão 2008-2016, Zaki Akel Sobrinho; o presidente da comissão de implantação do curso, professor Rogério Mulinari, demais docentes e autoridades.

Entre os convidados de honra estavam os empresários Carmem e Luiz Donaduzzi, que doaram o prédio que abriga o campus, inaugurado em 2018.

“É uma satisfação participar da primeira formatura do nosso campus Toledo. Estes são os primeiros alunos que cursaram e se formaram aqui. Um projeto inovador, com ênfase na qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Nossos técnicos e professores também estão de parabéns nesta ocasião, pois é uma conquista coletiva da UFPR. Algo que mostra que esse nosso campus veio pra ficar e ajudar a transformar vidas, não apenas de nossos alunos, mas também da cidade de Toledo”, destacou o reitor Ricardo Marcelo.

A diretora Cristina ressaltou que a colação de grau marca a conclusão da implementação deste importante projeto de expansão e interiorização da UFPR. “Tivemos muitos desafios durante todos esses anos, mas com o apoio dos alunos, dos servidores, da administração central da UFPR e também das instituições de saúde de Toledo e região, conseguimos atingir este grande feito”, disse. “Entregamos para a sociedade 28 médicos com formação de excelência, formados pela centenária Universidade Federal do Paraná”.

Medicina Toledo

Para implantação do segundo curso de Medicina da instituição, a UFPR aderiu ao Programa de Expansão do Ensino Médico do MEC em 2013. Após avaliações, o município de Toledo foi escolhido, em função do sistema de saúde e localização estratégica.

As atividades do curso começaram em março de 2016. A instalação cedida inicialmente pela cidade, na Secretaria Municipal de Educação, era capaz de acolher até 120 estudantes, com plano de ocupação por 2 anos.

A nova sede do campus Toledo, com estrutura ampla e moderna para atender o curso de Medicina, foi inaugurada em março de 2018. O projeto foi desenvolvido por técnicos e professores da UFPR, levando em conta as especificidades dos cursos da área da saúde. O prédio foi doado pelos empresários Carmen e Luiz Donaduzzi, sendo o primeiro empreendimento do Parque Científico e Tecnológico de Biociência – Biopark.

Atualmente, há 349 alunos matriculados no campus, totalizando 13 turmas de Medicina.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...