Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR está entre as universidades brasileiras consideradas melhores do mundo

Edifício histórico Santos Andrade - Foto: Rodrigo Juste Duarte

De acordo com o Ranking Web of  Universities, divulgado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) ─ ligado ao governo espanhol e dedicado ao fomento da investigação científica e tecnológica ─, em seis de fevereiro, o Brasil tem 12 universidades que estão entre as 500 melhores do mundo. O levantamento é baseado no impacto que as publicações científicas das instituições de ensino têm na internet. Destas universidades brasileiras, todas são públicas, nove federais e três estaduais.

O primeiro lugar brasileiro coube à Universidade de São Paulo (USP), que ocupa o 19º lugar geral. A USP foi seguida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ─  29º;  em seguida a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ─  177º; Universidade de Brasília (UnB) ─ 181º; Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ─ 205º; Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ─ 241º; Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) ─ 254º; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ─ 294º; Universidade Federal Fluminense (UFF) ─ 312º; Universidade Federal do Paraná (UFPR) ─ 364º; Universidade Federal da Bahia (UFBA) ─ 444º e Universidade Federal do Ceará (UFCE) ─ 482º.

A UFPR é destaque entre as dez melhores do Brasil. Para o reitor Zaki Akel Sobrinho o ranking “reflete a qualidade da nossa comunidade acadêmica e a consolidação das políticas institucionais de pesquisa e pós-graduação num sistema em expansão e em consolidação”.

Conteúdos ─ O levantamento avalia as universidades quanto à qualidade do conteúdo publicado, levando em consideração as citações externas ao domínio da página universitária em que a publicação aparece. Além disso, as instituições são avaliadas quanto à presença; número total de páginas hospedadas no domínio da universidade; abertura de arquivos anexados disponíveis em sites relacionados e excelência ─ trabalhos acadêmicos presentes em grandes publicações internacionais. A pesquisa é divulgada semestralmente desde 2004. O objetivo, de acordo com o site da divulgação, é motivar as universidades a aumentarem a presença na internet.
Veja a pesquisa completa no seguinte endereço: http://www.webometrics.info/en/node/28. Localize o link América Latina e depois Brasil. Lá estão todas as universidades analisadas pelo Instituto.

Mais informações podem ser obtidas no site http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-02-06/ranking-classifica-12-universidades-brasileiras-entre-melhores-do-mundo

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...