Extensão e Cultura

UFPR fecha parceria com governo estadual para desenvolver esporte nos municípios

Superintendência de Comunicação Social     19 de julho de 2021 - 15h27

O projeto O Esporte que Queremos vai planejar o futuro esportivo do Paraná. Foto: Fernando Mezzadri/IPIE- UFPR.

A Universidade Federal do Paraná vai atuar em parceria com o Governo do Estado no desenvolvimento do esporte nos municípios paranaenses por meio do projeto “O Esporte que Queremos”. O trabalho vai capacitar os gestores das cidades no desenvolvimento dos documentos norteadores das políticas públicas no setor. Com o auxílio do Instituto de pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da UFPR, os municípios vão produzir a atualizar os documentos que norteiam o trabalho dos órgãos que trabalham questões relacionadas ao esporte.

O professor Fernando Marinho Mezzadri é o coordenador da iniciativa e explica que os documentos norteadores produzidos pelos municípios serão elaborados por pesquisadores do IPIE. O trabalho vai abranger “Política Municipal de Esporte, Planejamento Institucional do Esporte, Gestão e Governança do Esporte, Legislação Municipal de Esporte, Elaboração de Projetos Esportivos Municipais, Sistema Municipal de Esporte, Conselho municipal de Esporte, Financiamento e fundo municipal para o Esporte”, enumera o professor.

Professores do departamento de Educação Física e Economia e estudantes de graduação e pós-graduação da Educação Física estão envolvidos no projeto, que será realizado em todas as regionais e estados do Paraná. A primeira fase, de análise da situação dos municípios, foi realizada em 97% dos 399 municípios do paranaenses. “Caberá ao município desenvolver sua política pública respeitando sua história, sua cultura e sua vocação. Vamos auxiliar na construção da política”, afirma o professor Mezzadri.

Inteligência Esportiva

O Inteligência Esportiva é um projeto de pesquisa que iniciou na UFPR em 2013, ligado à Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte. O projeto alimenta, desde então, um grande banco de dados sobre o esporte no Brasil, com informações de 67 mil atletas, de 7 mil instituições. “Hoje é o sistema mais robusto do país na área, com mais de quatro milhões de dados inseridos”, comemora o professor Mezzadri.

Atualmente o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva é um órgão auxiliar do Setor de Ciências Biológicas e foi aprovado na universidade em 2019 para produzir, aglutinar, sistematizar, analisar e difundir informações sobre o esporte no Brasil e analisar as políticas públicas para a área.