Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

UFPR fará estudo sobre Hidrovia Paraguai-Paraná

Superintendência de Comunicação Social     21 de novembro de 2014 - 9h31

Adalberto Tokarski, da Antaq, e reitor Zaki Akel Sobrinho. Estudo deve fortalecer o transporte pela Hidrovia Paraguai-Paraná. Foto: Leonardo Bettinelli

A Universidade Federal do Paraná fará um estudo sobre a prática regulatória, vantagens competitivas e oferta e demanda de carga para a Hidrovia Paraguai-Paraná.

O plano da hidrovia envolve Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai, e prevê obras para adequar a navegabilidade dos Rios Paraguai e Paraná. A hidrovia estende-se por 3.442 km através da América do Sul, desde o estado de Mato Grosso até o Uruguai. A melhora das condições de navegabilidade das hidrovias dos Rios Paraná e Paraguai é uma das metas do Plano Plurianual do Governo Federal.

Nesta quinta-feira (20), o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, recebeu o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, para fechar o acordo de cooperação da UFPR no estudo. Também estiveram presentes na reunião Eduardo Ratton, do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da UFPR, e Mário Stamm, do Setor de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

“A parceria com a UFPR é fundamental para a realização desse estudo”, afirmou Tokarski. Ele destacou que a hidrovia é uma alternativa ao transporte rodoviário que reduz custos e emissão de poluentes, e que está sendo subutilizada.

Zaki Akel Sobrinho disse que a Universidade tem capacidade de oferecer soluções em diversas áreas, e lembrou que o ITTI tem equipes multidisciplinares com competências em todas as áreas necessárias para esse projeto. “Questões de logística têm sido prioridade para nós”, disse o reitor. “Temos estimulado a Universidade a fazer serviços que contribuam com a sociedade.”

Uma equipe da UFPR, por meio do ITTI, já vem fazendo uma série de estudos sobre navegabilidade no Rio Paraguai (leia mais aqui).



Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR