Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

UFPR está entre as universidades brasileiras que mais oportunizaram intercâmbio com a Alemanha

Jaqueline Carrara     22 de fevereiro de 2016 - 17h25

DAADEm recente relatório divulgado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), parceiro do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e responsável pelo intercâmbio de estudantes e cientistas para a Alemanha, a UFPR aparece no ranking Top 15 das principais universidades de origem dos universitários brasileiros no país.

De acordo com o documento “4 anos de Ciência sem Fronteiras Alemanha – O balanço de uma história de sucesso”, a Universidade fica em sétimo lugar; de 2011 a 2015, a Alemanha recebeu um total de 6.865 bolsistas do CsF. Entre as áreas mais procuradas para o intercâmbio, mostra o relatório, estão as engenharias – Engenharia Mecânica, Eletrotécnica e Técnica de Informação, Engenharia Química e Tecnologia de Processos, Engenharia Civil e Engenharia Industrial são as cinco principais.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Carlos Nobre, destaca a história da parceria entre os dois países. “Por muitas décadas, a Alemanha tem sido um parceiro importante do Brasil na cooperação internacional educacional. Desde 1984, a Capes vem trabalhando efetivamente com agências alemãs de fomento na formação conjunta de educadores e pesquisadores brasileiros. É natural, portanto, que a Alemanha tenha sido um dos cinco primeiros países a aderirem ao Ciência sem Fronteiras. Além disso, a qualidade do ensino e da pesquisa tornam a Alemanha um dos principais polos do conhecimento e da inovação mundiais”, afirma.

Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras busca promover consolidação, expansão e internacionalização da ciência e da tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq. Ao todo, 101.446 bolsas foram concedidas em quatro anos, conforme meta inicial do programa.

A publicação do DAAD “4 anos de Ciência sem Fronteiras Alemanha – o balanço de uma história de sucesso” pode ser acessada aqui.

(Com informações do DAAD)


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR