Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR está entre as melhores universidades do Brasil, de acordo com avaliação oficial do MEC

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das mais bem avaliadas do Brasil e a mais bem avaliada do Paraná pelo Ministério da Educação (MEC) – é o que mostram os dados do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2018. Os indicadores, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são produzidos com base nos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A qualidade dos cursos oferecidos pela instituição, tanto na graduação quanto na pós-graduação, foi atestada pela nota 5, conceito mais alto do MEC. Apenas 42 entre 2.052 instituições de ensino superior de todo o país — o que corresponde a um percentual de 2% — atingiram em 2018 este conceito ICG.

Segundo o site do Inep, o IGC leva em conta a média dos conceitos preliminares dos cursos nos últimos três anos, entre os cursos avaliados da instituição, ponderada pelo número de matrículas. A avaliação da pós-graduação também compõe o indicador, assim como a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.

No Paraná, a UFPR é a única universidade com nota máxima (5). A instituição também se destaca no sul do Brasil, onde apenas oito atingiram a mesma faixa. Entre as federais, a UFPR figura no ranking das dez melhores.

O Inep também divulgou o Conceito Preliminar de Curso (CPC) das graduações avaliadas no ciclo de 2018. Todos os cursos da UFPR estão entre suficiente e bom, com destaque, no ciclo de 2018, para os de Tecnologia em Gestão da Qualidade, Direito e Tecnologia em Gestão Pública.

Este ano, mais uma vez, a UFPR foi destaque em rankings de qualidade de ensino, pesquisa e inovação, atestando sua relevância como instituição pública e de qualidade. Segundo o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, as próprias avaliações oficiais que vem do MEC atestam de maneira incontestável a enorme qualidade das universidades federais brasileiras. “A Universidade Federal do Paraná em particular se sente orgulhosa pelo excelente desempenho em termos nacionais, motivo de comemoração da nossa instituição nesse encerrar do ano”.

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...