UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR está em luto pelas vítimas da Covid-19

UFPR e outras universidades públicas em luto pelas vítimas de Covid-19. Foto: Marcos Solivan/Sucom UFPR.

A Universidade Federal do Paraná participa, juntamente com outras universidades públicas, de uma ação de luto e em respeito às vítimas da Covid-19 e em favor da vacinação da população contra a doença. O Prédio Histórico da Santos Andrade recebeu nesta sexta-feira duas faixas pretas com os dizeres: luto pela vida, UFPR pela vacina. O dia 12 de março marca um ano da primeira morte no Brasil causada pelo coronavírus. Hoje o país soma mais de 272 mil mortes e o Paraná 13.053 óbitos.

“O agravamento da doença vem se alastrando por diversos estados no Brasil e as previsões são de que muitos ainda irão sofrer. As filas e a espera por um leito para internamento, de enfermaria e de UTI, são a realidade inquestionável. A escalada dos números desta pandemia no Brasil é preocupante e neste momento de dor e luto, a UFPR se solidariza com as vítimas, com seus parentes e, principalmente, com as equipes de trabalhadores da saúde que estão na linha de frente e já exaustos com essa demanda que não para de crescer”, disse o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca.

Pandemia

A campanha marca também o pior momento da pandemia no Paraná. De acordo com a previsão da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Novo Coronavírus na UFPR, o pico de internamentos no estado deve acontecer no dia 21 de março. O Paraná enfrenta uma demanda reprimida por leitos para tratamento de Covid-19, tanto para UTI, quanto para enfermaria, como aponta a tabela produzida pela Comissão.

Já o pico de mortes deve ser registrado no dia 1º de abril. Caso a situação não mude, o número de óbitos no estado deve crescer muito, conforme previsão da Comissão apresentada no gráfico abaixo.

Ação conjunta

A ação é realizada simultaneamente pela UFPR, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC). Na próxima semana, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também vão aderir à campanha.

Sugestões

Pós-Graduação em Educação forma segunda quilombola da Comunidade João Surá
O Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR), realizará nesta...
CPA divulga Relatório de Autoavaliação 2023 da UFPR
Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)...
Segunda fase da Avaliação de Desempenho 2024 se encerra neste domingo (31)
Os servidores técnico-administrativos ativos do quadro próprio da Universidade Federal do Paraná (UFPR),...
Manutenção no Restaurante Universitário Campus Jardim Botânico
Comunicado: informamos que devido à realização de reparos estruturais, no restaurante universitário (RU)...