Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

UFPR faz entrega de centenas de face shields para o Hospital de Clínicas

Aline Nunes     30 de março de 2021 - 9h34

Apenas em março a UFPR produziu cerca de 5 mil face shields para distribuir. Foto: Rede UFPR de Combate à Covid-19.

A Universidade Federal do Paraná, por meio da Rede UFPR de Combate à Covid-19, realizou a entrega de 800 protetores faciais, conhecidos como face shields, para o Complexo Hospital de Clínicas (CHC). O material é usado pelos trabalhadores como Equipamento de Proteção Individual (EPI) contra o coronavírus. O lote vai repor parte do estoque do hospital.

Somente neste mês de março foram produzidos na UFPR perto de 5 mil face shields. Já foram entregues 1450, sendo 800 para o CHC e 650 para a Prefeitura de Fazenda Rio Grande. A cidade da Região Metropolitana de Curitiba também recebeu a doação de 30 litros de álcool em gel produzidos pela universidade.

“Ficamos muito felizes em poder contribuir de alguma forma em um momento tão difícil para toda a sociedade. É todo um conjunto de pequenos gestos que se somam e que, neste momento, podem fazer diferença. Além disso, nos traz um pouco de conforto saber que podemos ajudar, pelo menos um pouco”, resume a professora Silvana Pereira Detro, do Departamento de Engenharia de Produção

Protetor de leito

O CHC vai testar um protetor de leito projetado na UFPR. Foto: Rede UFPR de Combate à Covid-19.

Além dos protetores faciais, a Rede também entregou para o CHC um protetor de leito para ser testado. O equipamento – projetado pelo professor Wilson Alcântara Soares, do Departamento de Física – visa reduzir os riscos de contaminação dos profissionais da saúde. Caso seja aprovado pelo CHC, mais peças serão produzidas.

Produção de Face shields

As armações dos protetores faciais são produzidas em 27 impressoras 3D, que foram compradas com uma doação do Ministério Público do Trabalho, que foi gerenciada pela Funpar (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná). As impressoras estão espalhadas por vários campi e setores da UFPR. O projeto do face shield foi desenvolvido pelo professor Sérgio Fernando Lajarin, do Departamento de Engenharia Mecânica. Já as viseiras são cortadas na Imprensa da UFPR e usam rolos de acetado que também foram doados.

A montagem dos protetores é feita no Laboratório de Modelagem, Prototipagem e Inovação (Lampi). Lá uma equipe de voluntários – formada por alunos de Enfermagem e de Terapia Ocupacional, coordenados pela professora Silvana Pereira Detro, –  realiza a finalização, montagem e embalagem das peças.

A Rede

A Rede UFPR de Combate à Covid-19 nasceu da vontade de ajudar a sociedade a enfrentar a pandemia de coronavírus. Vários setores da UFPR estão mobilizados com voluntários que trabalham em diversas ações. Participam professores, alunos, técnicos e pessoas da comunidade.

Além dos face shields, a Rede também produz álcool 70% INPM em gel e líquido de forma gratuita. O álcool é distribuído para instituições que precisam do material. Outra linha de atuação é o desenvolvimento de materiais gráficos com informações e instruções para o combate da Covid-19. Estudantes e profissionais do design participam da ação.

Saiba mais sobre o trabalho da Rede clicando aqui.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR