Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR ingressa no “Universidade Amiga” da Justiça Eleitoral; veja como participar e receber horas extracurriculares

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) ingressou nesta semana para o programa Universidade Amiga, juntando-se a uma lista de instituições de ensino superior inscritas na iniciativa lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O projeto, que tem o intuito de estimular estudantes de qualquer curso a participar do processo eleitoral como mesários voluntários, recebendo, em contrapartida, até 60 horas extracurriculares, já alcançou 54 universidades de 153 cidades paranaenses.

Uma das parcerias da UFPR com o TRE-PR será no combate à desinformação durante o período eleitoral. O Núcleo de Estudos em Direito Eleitoral (Nedel), que reúne cerca de 25 alunos do curso de Direito da UFPR, ajudará na divulgação das checagens do projeto Gralha Azul, do tribunal. O grupo de estudantes também teve a iniciativa de incluir a UFPR no Universidade Amiga, e contou com o apoio do Setor de Ciências Jurídicas para isso.

“A participação no processo eleitoral é uma experiência relacionada à cidadania, à democracia e à formação, porque traz conhecimento sobre como a Justiça Eleitoral atua. O convênio também mostra protagonismo desse grupo de alunos de Direito da UFPR”, avalia o diretor do setor, professor Sérgio Said Staut Junior, que recebeu a demanda do Nedel e a encaminhou institucionalmente.

Segundo Staut Junior, que leciona Teoria do Direito, a participação da universidade no desafio de impedir que o conteúdo de desinformação prejudique a legitimidade das eleições municipais traz à tona uma discussão atual do campo. “O Direito Eleitoral em tese é um dos mais céleres, tem prazo em horas em vez de dias. Mas esse direito está em uma encruzilhada sobre qual o papel dele nos processos cada vez mais dinâmicos de tecnologia de comunicação. Parece melhor termos uma sociedade educada por ações como essa [o Gralha Confere] do que um direito fechado, mas pouco eficaz”.

Destaque nacional

O projeto Universidade Amiga foi fundamental para o número recorde de mesários que se candidataram como voluntários no Paraná em 2020. Representantes das instituições de ensino superior vêm divulgando por meio das redes sociais a importância do trabalho mesário durante as eleições, e apontam que, diante do cenário atípico de pandemia, esta pode ser uma experiência rica em ensinamentos para as novas gerações.

Além das universidades que divulgam o projeto, a Academia Brasileira de Direito Eleitoral, que reúne os principais escritores de Direito Eleitoral do país, também aderiu oficialmente ao programa e está ajudando na divulgação. Como muitos membros são professores universitários, isso ajuda diretamente para que cada vez mais faculdades façam parte do projeto.

Em todo o país, dos 2 milhões de voluntários, 800 mil são voluntários. No Paraná, são necessários 85 mil mesários para trabalhar em 21.303 seções eleitorais distribuídas em 399 municípios do estado. Cada seção conta com quatro mesários. O trabalho possibilita o exercício do voto de 8,1 milhões de eleitores. Até 29 de setembro, foram contabilizadas 85.111 inscrições de mesários voluntários pelo site do TRE-PR para as Eleições 2020. As inscrições continuam abertas para substituições e cadastro de reserva.

Conheça as instituições parceiras aqui

Acesse o formulário de inscrição para mesários voluntários neste link

(Com informações da TRE-PR/CCS)

Sugestões

Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...
Seminário Institucional do Pibid e PRP debate fortalecimento da educação básica na educação
Na última sexta-feira (12) aconteceu a solenidade de abertura do 12º Seminário Institucional do Programa...
Inscrições abertas para Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo-UFPR 
A segunda edição do Curso de Especialização em Medicina Veterinária do Coletivo da Universidade Federal...