Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

UFPR ingressa no “Universidade Amiga” da Justiça Eleitoral; veja como participar e receber horas extracurriculares

Superintendência de Comunicação Social     30 de setembro de 2020 - 6h21

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) ingressou nesta semana para o programa Universidade Amiga, juntando-se a uma lista de instituições de ensino superior inscritas na iniciativa lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O projeto, que tem o intuito de estimular estudantes de qualquer curso a participar do processo eleitoral como mesários voluntários, recebendo, em contrapartida, até 60 horas extracurriculares, já alcançou 54 universidades de 153 cidades paranaenses.

Uma das parcerias da UFPR com o TRE-PR será no combate à desinformação durante o período eleitoral. O Núcleo de Estudos em Direito Eleitoral (Nedel), que reúne cerca de 25 alunos do curso de Direito da UFPR, ajudará na divulgação das checagens do projeto Gralha Azul, do tribunal. O grupo de estudantes também teve a iniciativa de incluir a UFPR no Universidade Amiga, e contou com o apoio do Setor de Ciências Jurídicas para isso.

“A participação no processo eleitoral é uma experiência relacionada à cidadania, à democracia e à formação, porque traz conhecimento sobre como a Justiça Eleitoral atua. O convênio também mostra protagonismo desse grupo de alunos de Direito da UFPR”, avalia o diretor do setor, professor Sérgio Said Staut Junior, que recebeu a demanda do Nedel e a encaminhou institucionalmente.

Segundo Staut Junior, que leciona Teoria do Direito, a participação da universidade no desafio de impedir que o conteúdo de desinformação prejudique a legitimidade das eleições municipais traz à tona uma discussão atual do campo. “O Direito Eleitoral em tese é um dos mais céleres, tem prazo em horas em vez de dias. Mas esse direito está em uma encruzilhada sobre qual o papel dele nos processos cada vez mais dinâmicos de tecnologia de comunicação. Parece melhor termos uma sociedade educada por ações como essa [o Gralha Confere] do que um direito fechado, mas pouco eficaz”.

Destaque nacional

O projeto Universidade Amiga foi fundamental para o número recorde de mesários que se candidataram como voluntários no Paraná em 2020. Representantes das instituições de ensino superior vêm divulgando por meio das redes sociais a importância do trabalho mesário durante as eleições, e apontam que, diante do cenário atípico de pandemia, esta pode ser uma experiência rica em ensinamentos para as novas gerações.

Além das universidades que divulgam o projeto, a Academia Brasileira de Direito Eleitoral, que reúne os principais escritores de Direito Eleitoral do país, também aderiu oficialmente ao programa e está ajudando na divulgação. Como muitos membros são professores universitários, isso ajuda diretamente para que cada vez mais faculdades façam parte do projeto.

Em todo o país, dos 2 milhões de voluntários, 800 mil são voluntários. No Paraná, são necessários 85 mil mesários para trabalhar em 21.303 seções eleitorais distribuídas em 399 municípios do estado. Cada seção conta com quatro mesários. O trabalho possibilita o exercício do voto de 8,1 milhões de eleitores. Até 29 de setembro, foram contabilizadas 85.111 inscrições de mesários voluntários pelo site do TRE-PR para as Eleições 2020. As inscrições continuam abertas para substituições e cadastro de reserva.

Conheça as instituições parceiras aqui

Acesse o formulário de inscrição para mesários voluntários neste link

(Com informações da TRE-PR/CCS)


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR