+ UFPR

UFPR em Palotina: 28 anos de história

Superintendência de Comunicação Social     23 de março de 2021 - 15h22

Foto: Julião Freitas Martinez

O Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná completou 28 anos de existência neste mês de março. Atualmente o setor é o maior da UFPR fora de Curitiba. Palotina conta com 8 cursos de graduação, 7 de pós-graduação (entre mestrado e doutorado), Hospital Veterinário, Fazenda Experimental, Núcleo Experimental em Aquicultura (NPAD), Restaurante Universitário, Usina de produção de álcool, além de muitos laboratórios de pesquisas e projetos de extensão que atendem à comunidade.

A aula inaugural do setor foi realizada em 15 de março de 1993 pelo reitor Carlos Alberto Faraco, na época o campus Palotina. Hoje cerca de 1700 alunos estudam no setor, que tem uma ligação especial com a cidade. “Umas das mais fortes marcas do Setor Palotina é o seu forte vínculo com a comunidade local, a qual desejou e lutou para que o sonho de ter uma universidade em Palotina se concretizasse”, afirma a diretora do campus, Yara Moretto. Yara é a primeira mulher diretora desde a criação do setor.

Graduação e pós-graduação

O Setor Palotina oferece os cursos de graduação em Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Energia, Licenciatura em Ciência Exatas, Licenciatura em Computação e Medicina Veterinária.

Há programas de pós-graduação em Aquicultura e Desenvolvimento, Bioenergia, Bioquímica e Biologia Molecular, Biotecnologia, Ciência Animal, em Engenharia e Tecnologia Ambiental e em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas.