Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e UTFPR vão coordenar no Paraná o projeto do maior observatório de raios gama de alta energia do mundo

O observatório vai ajudar os cientistas na busca de respostas para questões da astrofísica e da cosmologia. Imagem: Gabriel Pérez Diaz.

A Universidade Federal do Paraná e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná vão coordenar a participação do estado no projeto do Cherenkov Telescope Array (CTA), que será o maior e mais sensível observatório de raios gama de alta energia do planeta. Os mais de 100 telescópios serão instalados nas Ilhas Canárias, no hemisfério norte, e no Chile, no hemisfério sul. Por enquanto, o projeto envolve 1500 participantes de instituições de 31 países.

Desvendar o Universo

Com o equipamento construído, os cientistas poderão buscar respostas para as principais questões abertas da astrofísica e da cosmologia atualmente. “Com o CTA em funcionamento iremos liderar pesquisas científicas como a detecção de fontes que emitem radiação gama em mais altas energias, a descrição de principais fontes aceleradoras de partículas cósmicas, detecção de matéria escura e instrumentação com inovação para a nova geração de telescópios. O progresso esperado nestes assuntos com os dados do CTA nos proporcionará novas descobertas sobre lugares e energias extremas do Universo”, explica a professora Rita de Cássia dos Anjos, membro do CTA na UFPR juntamente com o professor Carlos Henrique Coimbra Araújo.

O observatório vai ajudar a desvendar ambientes e fenômenos extremos da natureza. “Iremos olhar o Universo em radiação gama com energias nunca alcançadas anteriormente por nenhum observatório ou satélite. Isto nos trará respostas a grandes questionamentos que temos sobre o Universo, como a matéria e a energia escura, por exemplo”, revela a professora Rita, do departamento de Engenharia e Exatas do Setor Palotina da UFPR e integrante da Academia Brasileira de Ciências.

Mais de 100 telescópios serão instalados nos hemisférios norte e sul. Imagem: Gabriel Pérez Diaz.

UFPR

O papel da UFPR, da UTFPR e da Fundação Araucária é fortalecer o projeto do CTA no Paraná, buscando a participação de outras instituições do estado e financiamento para a construção do observatório. Segundo a professora Rita, a ideia também é “criar um hub de cérebros de pesquisadores na área de astrofísica e cosmologia da América Latina, com a internacionalização de estudantes e pesquisadores do CTA. (…) Apoiar este projeto será uma grande oportunidade dos pesquisadores de Instituições Paranaenses avançarem na carreira devido a intensa troca de experiências com os mais de mil pesquisadores de 32 países que integram o Observatório”.

Para saber mais

O projeto do Cherenkov Telescope Array (CTA) tem um site na internet, onde é possível saber detalhes sobre o projeto, o desempenho e a tecnologia do CTA, os raios gama e as fontes cósmicas, e sobre as questões científicas que o CTA buscará responder. Clique aqui para saber mais.

Sugestões

Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...