Ciência e Tecnologia

UFPR e USP buscam voluntários idosos para pesquisa sobre dor lombar

Superintendência de Comunicação Social     5 de fevereiro de 2019 - 17h31

Estudantes de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Universidade de São Paulo (USP) estão recrutando idosos com diagnóstico de dor lombar para serem submetidos a tratamento com acupuntura. O objetivo da pesquisa é testar diferentes frequências de eletroacupuntura no tratamento da dor lombar em idosos.

Para participar, os voluntários devem ter a partir de 60 anos, diagnóstico médico de dor lombar inespecífica (ou mecânica) por pelo menos três meses e andar independente (pode ter ajuda de bengala, andador ou muleta). Inscrições podem ser feitas pelo (41) 98512-0128 (WhatsApp) ou sarinaftorres@usp.br, com Sarina.

Os participantes devem realizar quatro visitas ao laboratório de Fisioterapia da UFPR, com duração de cerca de duas horas cada. Além disso, serão feitas duas sessões semanais de acupuntura durante cinco semanas na Faculdade Ibrate, em Curitiba.

Os testes fazem parte de pesquisa de doutorado em Fisioterapia na USP desenvolvida por Sarina Francescato Torres. A UFPR firmou uma parceria na aplicação da parte experimental, que terá o envolvimento de estudantes de iniciação científica em Fisioterapia da instituição.