UFPR e Secretaria de Educação de Araucária firmam parceria para formação de professores da educação básica

Representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed) de Araucária se reuniram na tarde da última terça-feira, 30, com o objetivo de estreitar os laços entre a rede municipal de ensino e a Universidade por meio da formação de professores da educação básica de Araucária.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Eduardo Salles de Oliveira Barra, o grupo apresentou solicitações de ações para formação inicial e continuada de professores da Smed. “Apresentamos o que já dispomos na Universidade. Os cursos que a gente tem formalizados e em funcionamento e o que poderia ser adaptado às solicitações. Percebemos que temos, de ambos os lados, uma afinidade muito grande. Da Secretaria, as demandas; da UFPR, nossas ofertas”. Um novo encontro para apresentação detalhada das propostas deve ocorrer nas próximas semanas.

Promover ações conjuntas para formação de professores da Secretaria Municipal de Educação de Araucária foi o objetivo da reunião realizada no dia 30 de abril na Reitoria.

A reunião foi realizada no Gabinete da Reitoria com a presença do reitor, Ricardo Marcelo Fonseca; da vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz; da coordenadora de Políticas de Ensino de Graduação, Maria Tereza Carneiro Soares; da coordenadora de Políticas de Educação a Distância, Maria Josele Bucco Coelho; da secretária de Educação de Araucária, Adriana de Oliveira Chaves Palmieri; da diretora do Departamento de Articulação Pedagógica da Smed, Jociane Emídia Silva Geronasso; e da coordenadora de Ações Estratégicas, Suzana Nunes Branco.

A Portaria nº 158/2017 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dispõe sobre a participação de Instituições de Ensino Superior nos Programas nos programas de fomento da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica.