Extensão e Cultura

UFPR e Sebrae promovem evento para discutir empreendedorismo voltado a negócios sociais

Superintendência de Comunicação Social     21 de outubro de 2014 - 11h21

As inscrições são abertas para a comunidade interna e externa. Imagem: Divulgação.

Nesta quarta-feira, dia 22, a Universidade Federal do Paraná e o Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná) convidam para o evento “Empreendedorismo com foco em Negócios Sociais”, que acontece no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico. A programação traz o lançamento do Portal Negócios Sociais UFPR e a palestra “Unindo criatividade, empreendedorismo e inovação para solução de problemas sociais”, da Yunus Negócios Sociais Brasil – representante na América Latina da organização criada por Muhammad Yunus, ganhador do Nobel da Paz em 2006.

De acordo com a professora Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana, do Departamento de Economia da UFPR, esta ação faz parte de um edital lançado pelo Sebrae e vencido pela UFPR, que tem como objetivo sensibilizar e despertar alunos e professores para o tema dentro da universidade. “O empreendedorismo é bastante conhecido na Administração. O que nós queremos é que estudantes de áreas como Ciências da Saúde, da Terra, Agrárias tenham a oportunidade de conhecer, estudar e ter professores ensinando esse tema”, explica Ana Lúcia, que também é responsável pela organização do evento e uma das coordenadoras do projeto, ao lado de Elenice Mara Matos Novak, do Departamento de Informática.

Negócios sociais

O convênio firmado entre as duas instituições paranaenses tem duração de dois anos, até novembro de 2015. O acordo busca incentivar ações como a publicação de pesquisas e teses relacionadas ao tema novos negócios; a inclusão da disciplina de empreendedorismo na grade curricular ou de extensão de diversos cursos de graduação; a realização do Desafio Universitário Empreendedor; a publicação de um livro conceitual sobre os negócios sociais; a oferta de cursos de extensão dirigidos à qualificação de docentes para a oferta desta disciplina; além de um evento internacional, previsto para o próximo mês de maio, e outros de menor escala, também voltados a este assunto.

Para a professora de economia, é importante fomentar negócios no setor social também visando o lucro, um conceito que ainda não é muito difundido no Brasil. “Precisamos perceber oportunidade de negócios neste setor; desenvolver produtos e serviços para pessoas de baixa renda, geralmente não atendidas pelo mercado tradicional; e ter a capacidade de olhar um problema social e pensar uma solução para ele”, enumera. Para isto, é necessário que as pessoas saibam o que é, conheçam as ferramentas e tenham a possibilidade de empreender através de um negócio social.

O Yunus

O Yunus Negócios Sociais Brasil é a unidade brasileira ligada à empresa global Yunus Social Business Global Initiatives, fundado em 2011 pelo laureado indiano e com sede na Alemanha. Segundo o site brasileiro da organização, a sua meta é “desenvolver negócios sociais pelo país através de seu fundo de investimentos e incubadora para empreendedores”.

A palestra “Unindo criatividade, empreendedorismo e inovação para solução de problemas sociais” será ministrada por Ricardo Mastroti, gestor de educação e relações institucionais da Yunus Brasil. O evento magno internacional do projeto, que deve acontecer em maio do próximo ano, deverá contar com a presença de Muhammad Yunus.

Serviço:
“Empreendedorismo com foco em Negócios Sociais”
Local: Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Av. Pref. Lothário Meissner, n° 632 – Jardim Botânico)
Data: 22 de outubro
Inscrições disponíveis neste link.

Por Jéssica Maes