Aprovada na semana passada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a resolução 10/14 traz, entre as novidades, o acréscimo de 25% na pontuação docente em atividades e produções acadêmicas publicadas como recursos educacionais abertos. Publicada na segunda-feira (26), a nova resolução estabelece os critérios de avaliação para fins de promoção e progressão na Carreira do Magistério Superior na UFPR.
O novo sistema de pontuação coaduna com a Agenda Regional de Práticas Educacionais Abertas, desenvolvida por meio de consulta a mais de 50 universidades na América Latina. O documento recomenda cinco diretrizes estratégicas para a abertura do acesso do conhecimento no ensino superior, das quais uma delas é a criação de estruturas organizacionais e procedimentos que estimulem a adoção de práticas e recursos educacionais abertos por meio de incentivos institucionais e reconhecimento promocional.
Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), através da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância, está implementando o Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (REA Paraná), que tem por objetivo disseminar Práticas Educacionais Abertas (PEAs), incentivar a produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs) e disponibilizá-los para a comunidade acadêmica da UFPR, UTFPR e para a comunidade em geral, via internet.
O campus tornou-se referência nacional em ensino por projetos e diálogo com comunidades locais Nesta segunda-feira (25), o […]
Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]
A inclusão, o incentivo à conexão entre pesquisadores do mundo inteiro, o respeito à diversidade e a inserção […]
Atualizada em 22/08/25, às15h40 A vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski, que completaria 81 anos […]