Imagem Padrão

UFPR é pioneira na valorização de Recursos Educacionais Abertos (REA)

30 maio, 2014
16:40
Por
UFPR

Aprovada na semana passada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), a resolução 10/14 traz, entre as novidades, o acréscimo de 25% na pontuação docente em atividades e produções acadêmicas publicadas como recursos educacionais abertos. Publicada na segunda-feira (26), a nova resolução estabelece os critérios de avaliação para fins de promoção e progressão na Carreira do Magistério Superior na UFPR.

O novo sistema de pontuação coaduna com a Agenda Regional de Práticas Educacionais Abertas, desenvolvida por meio de consulta a mais de 50 universidades na América Latina. O documento recomenda cinco diretrizes estratégicas para a abertura do acesso do conhecimento no ensino superior, das quais uma delas é a criação de estruturas organizacionais e procedimentos que estimulem a adoção de práticas e recursos educacionais abertos por meio de incentivos institucionais e reconhecimento promocional.

Nesse sentido, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), através da Coordenação de Integração de Políticas de Educação a Distância, está implementando o Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos (REA Paraná), que tem por objetivo disseminar Práticas Educacionais Abertas (PEAs), incentivar a produção de Recursos Educacionais Abertos (REAs) e disponibilizá-los para a comunidade acadêmica da UFPR, UTFPR e para a comunidade em geral, via internet.

Sugestões

23 agosto, 2025

O campus tornou-se referência nacional em ensino por projetos e diálogo com comunidades locais Nesta segunda-feira (25), o […]

22 agosto, 2025

Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]

22 agosto, 2025

A inclusão, o incentivo à conexão entre pesquisadores do mundo inteiro, o respeito à diversidade e a inserção […]

21 agosto, 2025

Atualizada em 22/08/25, às15h40 A vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski, que completaria 81 anos […]