Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura fecham cooperação de pesquisa

“Vamos ligar ações regionais e locais da nossa universidade – com sua centenária ação – a objetivos maiores da ordem global”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.Foto: Devon Breen/Pixabay.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Universidade Federal do Paraná assinam um acordo de cooperação para desenvolver atividades nas áreas de nutrição alimentar, alterações climáticas, conservação do solo e da água e em legislação e política ambiental. O objetivo é trabalhar em conjunto para a realização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os que envolvem a vida na Terra, a igualdade de gênero, a água limpa e o saneamento e a erradicação da pobreza e da fome.

“A parceria com a UFPR é uma colaboração estratégica que contribuirá para melhorar a comparação de dados alimentares em todo o mundo e promover o desenvolvimento de capacidades e políticas voltadas para a gestão sustentável dos recursos naturais”, diz Eduardo Mansur, Diretor do Escritório de Mudanças Climáticas da FAO, Biodiversidade e Meio Ambiente.

De acordo com André Duarte, Diretor do Escritório Internacional da UFPR, as colaborações acadêmicas internacionais fazem parte da estratégia de internacionalização dos programas de pós-graduação da UFPR. “Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de colaborações que claramente contribuem para o desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade em campos que são cruciais para a melhoria dos padrões de qualidade de vida no mundo”, destaca.

Economia Rural e Extensão e Nutrição

São dois departamentos da UFPR envolvidos na cooperação. O departamento de Economia Rural e Extensão vai atuar nas atividades relacionadas aos recursos hídricos e terrestres. O Departamento de Nutrição, vai agir por meio do Programa de Pós-Graduação em Nutrição. “Erradicar a pobreza, erradicar a fome e trabalhar no sentido de promover a igualdade de gênero, a água, o saneamento, são aspectos fundamentais, que estão não somente dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável, (…) mas que permitem ligar ações regionais e locais da nossa universidade – com sua centenária ação – a objetivos maiores da ordem global”, avalia o professor Franscisco de Assis Mendonça, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR.

A professora Sandra Crispim, da Nutrição, explica que o plano de trabalho até 2025 envolve a harmonização dos dados dietéticos do Brasil na plataforma da FAO, acesso e certificação a cursos da FAO relevantes e pertinentes aos programas de aprendizagem da UFPR  e também o  apoio aos países da América Latina e do Caribe na realização de pesquisas individuais de consumo alimentar. “No momento, estamos trabalhando com os dados das pesquisas nacionais de consumo alimentar coletados pelo IBGE e dando suporte a duas pesquisas que estão acontecendo no Caribe, com envolvimento de alunas e egressas do Mestrado do Programa de Pós Graduação em Alimentação e Nutrição”, informa a professora.

 

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...