Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e Lactec formalizam compartilhamento de laboratórios

Diretor presidente dos Institutos Lactec, Luis Fernando Vianna, e reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, assinam termo de convênio. Foto: Marcos Solivan

Uma solenidade realizada no gabinete do reitor na manhã desta segunda-feira (11) formalizou a parceria entre a UFPR e os Institutos Lactec para o uso de laboratórios.

Com isso, passam a estar compartilhadados o entre as duas instituições o Laboratório Central de Pesquisa e Desenvolvimento (LAC), Laboratório de Materiais e Estruturas (Lame), Centro de Hidráulica e Hidrologia Professor Parigot de Souza (Cehpar) e Laboratório de Mecânica e Emissões Veiculares (Leme).

“Essa parceria só traz benefícios para ambas as instituições”, disse o diretor presidente dos Institutos Lactec, Luiz Fernando Vianna. “Fico muito feliz de ver nossos laboratórios repletos de estagiários da UFPR, pois foi assim que minha história começou 15 anos atrás”, contou.

Estudantes de engenharia da UFPR participaram da solenidade. Foto: Marcos Solivan

A cooperação técnico-científica entre UFPR e Lactec, por meio do compartilhamento de estrutura e de recursos humanos, na prática, já ocorria, mas agora passa a ser definida de maneira mais clara, segundo Vianna.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, que é presidente do conselho de administração dos Institutos Lactec, falou sobre o processo de concretização do convênio. “Foi uma operação muito intrincada, por causa de várias coisas que foram feitas informalmente em um momento em que não tínhamos muros entre as instituições”, disse. “Em determinado momento precisamos criar um novo tipo de convênio para superar obstáculos legais.”

Além de Akel e Vianna, estiveram presentes na solenidade o diretor de desenvolvimento tecnológico dos Institutos Lactec, Ney Augusto Nascimento; o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari; o diretor do Setor de Tecnologia da UFPR, Marcos Antônio Marino; e o pró-reitor de Administração, Alvaro Pereira, entre outros representantes das duas partes.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...