Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e IBGE realizam seminário sobre solos e meio ambiente

Estudo do solo é tema central do evento. Imagem: Samira Chami Neves
Estudo do solo é tema central do evento. Imagem: Samira Chami Neves

Estão abertas as inscrições para o “V Seminário IBGE de Recursos Naturais e Meio Ambiente – A Pedologia como Instrumento para Conhecimento da Realidade Brasileira e sua Relação com as Estatísticas Ambientais”. A pedologia é o ramo da Ciência do Solo que trata de estudos relacionados com a identificação, a formação, a classificação e o mapeamento dos solos.

O evento será realizado no dia 8 de novembro,  das 13h30 às 17h30, no Anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (R. dos Funcionários, 1540).  As habilitações são gratuitas. Interessados devem procurar a Secretaria do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo, também no campus Agrárias. Durante o evento, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) promoverá a entrega ao Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR do certificado de inclusão na Plataforma Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável.

O Seminário contará com as apresentações de palestrantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Rio de Janeiro. David Montero Dias que irá abordar os estudos ambientais realizados neste órgão, e Daniel Ramos Pontoni  apresentará os principais aspectos da nova edição do Manual Técnico de Pedologia. Também participa o chefe da Unidade do IBGE no Paraná, Silval Dias dos Santos,  que abordará a atuação do IBGE no estado. O pesquisador Gustavo Ribas Curcio, da Embrapa Florestas, encerra o evento discutindo interações entre a pedologia, geomorfologia e fitossociologia.

Durante o evento, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) promoverá a entrega ao Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR do certificado de inclusão na Plataforma Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável.

O evento é promovido pelo IBGE, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola e Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFPR, e as inscrições são gratuitas e limitadas a 120 participantes.

Os participantes do evento, que terá certificação, ainda irão participar do sorteio de 70 exemplares do livro “Manual Técnico de Pedologia – terceira edição”.

Serviço:

V Seminário IBGE de Recursos Naturais e Meio Ambiente – A Pedologia como Instrumento para Conhecimento da Realidade Brasileira e sua Relação com as Estatísticas Ambientais

Data e horário: 08/11/2016 das 13:30 às 17:30 h

Local: Anfiteatro da Direção do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Rua dos Funcionários, 1540, Bairro Cabral, Curitiba, PR

Inscrições: Secretaria do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFPR. Telefone: (41) 3350-5648. E-mail: pgcisolo@ufpr.br.  Informar nome completo, CPF e e-mail. Inscrições gratuitas e limitadas a 120 vagas.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...