Ciência e Tecnologia

UFPR e Governo do Estado firmam parceria para estimular tecnologia BIM

Superintendência de Comunicação Social     25 de agosto de 2016 - 16h35

José Richa - Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, e Zaki Akel Sobrinho - Reitor da UFPR

José Richa – Secretário Estadual de Infraestrutura e Logística, e Zaki Akel Sobrinho – Reitor da UFPR

A UFPR e Governo do Paraná assinaram um termo de cooperação técnica para trabalhar em parceria e difundir  o uso e aumentar as pesquisas da plataforma BIM, que permite modelar projetos de edificações em 3D. Está tecnologia facilita a elaboração de projetos de obras públicas e o controle de sua construção, evitando desperdício .

A assinatura da parceria aconteceu no auditório do Instituto de Engenharia do Paraná, e contou com a presença do presidente do Instituto, Nelson Luiz Gomez, e diversos outros profissionais e estudantes da área.

Na universidade, a expectativa é de que o uso da plataforma estimule os estudantes a desenvolver novas pesquisas, contribuindo diretamente para a sociedade. Para o reitor Zaki Akel Sobrinho: “A ajuda contribui para o desenvolvimento dos projetos públicos e para a formação dos alunos da Ufpr,  nos níveis de graduação, mestrado e doutorado”.

Segundo o Secretário Estadual de Infraestrutura e logística, José Richa, é um trabalho que vem sendo planejado desde 2014, pensando no futuro do paraná. O BIM representa um salto na qualidade de projetos e na execução das obras públicas.

Para o coordenador do termo, professor da ufpr, ex-reitor Sérgio Scheer,  a plataforma é uma ferramenta de gestão integrada, trabalhando de forma multidisciplinar e colaborativa na atualização de informações e com acompanhamento contínuo de todas as áreas envolvidas no planejamento e execução das obras.

Sobre o BIM – O Building Information Modeling (Modelagem de Informações da Construção), propicia através de informações detalhadas, projetar modelando em 3D, planejar e simular a construção virtual (4D), levantar quantitativos e custos com melhor controle e acurácia (5D), planejar e simular consumo de água e energia (6D) e finalmente planejar e simular a manutenção do empreendimento durante todo o ciclo de vida do empreendimento (7D).

Veja as fotos: https://www.flickr.com/photos/ufpr/albums/72157672818960556