Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR e CVM firmam acordo para fomento de trabalhos acadêmicos sobre mercado de capitais e inovação

Trabalhos sobre o entendimento de como se dá a interação entre os bancos tradicionais e as Fintechs no Brasil sob o aspecto de serviços prestados serão uma das ações promovidas pelo convênio firmado entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A iniciativa será concentrada no estímulo à produção de estudos acadêmicos para doutorandos com foco em inovações financeiras, conduzido pelo Grupo de Pesquisa Inovação e Competitividade do Departamento de Administração Geral e Aplicada (GPITEC) da UFPR.

Segundo Bruno Luna, chefe da Assessoria de Análise e Gestão de Riscos (ASA) da CVM, também será desenvolvido trabalho com foco em aspectos da legislação no Brasil e em alguns países, a fim de entender melhor as questões normativas relacionadas à neutralidade tecnológica das regras editadas pela autarquia. “Ao longo do Acordo de Cooperação, forneceremos assuntos do interesse da CVM e que se enquadram dentro da linha de pesquisa do Grupo da UFPR. Vamos ajudar na formatação da pesquisa do doutorando, que conduzirá esse trabalho, além de dar maior suporte na prospecção de dados quantitativos e nas pesquisas de campo que forem necessárias”.

De acordo com o Plano de Trabalho inicial firmado pelas instituições, serão fomentados os seguintes temas: fintechs; inteligência artificial e ciência de dados, como robôs de investimento; blockchain e criptoativos; análise de impacto regulatório; produtos financeiros tradicionais; e  novas tecnologias em finanças

O presidente da CVM, Marcelo Barbosa, destaca a importância dessa conexão na disseminação de temas relacionados ao mercado de capitais. “Um dos objetivos estratégicos da CVM é engajar as instituições de ensino em temas ligados às atividades da Autarquia e ao mercado como um todo, nos aproximando cada vez mais da academia e possibilitando a aplicação dos estudos desenvolvidos nas atividades do regulador. Além disso, o convênio também tratará de inovação, outro tema de grande interesse para nós e que poderá resultar em ações de impacto positivo no setor, assim como refletir em nossa atuação regulatória e na elaboração de políticas públicas em geral. É sem dúvida estimulante termos mais uma universidade disposta a promover e propagar esses conhecimentos”.

“Esta parceria é de suma importância para avançar a fronteira do conhecimento desta área nos Programas de Pós-Graduação do Setor e da UFPR. Uma oportunidade que possibilita maior profundidade nas análises dos pesquisadores da UFPR e, ao mesmo tempo, a divulgação dos resultados em conjunto com a CVM, fazendo com que o mercado e a sociedade os recebam com maior rapidez e credibilidade”, explica o professor Marcos Wagner da Fonseca, diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.

Iniciativa

A UFPR, por meio do Departamento de Administração, entrou em contato com a CVM pelo canal Ponte de Inovação, criado pela Autarquia em agosto de 2019. Durante o diálogo, foi apresentado o grupo de pesquisa da universidade, seus objetivos e os trabalhos desenvolvidos.

“Estamos confiantes na possibilidade de os trabalhos conjuntos contribuírem para compreender o impacto das novas tecnologias financeiras na vida das pessoas e das empresas, incluindo as formas para mitigar os riscos associados”, destaca Ana Paula Cherobim, coordenadora do GPITEC da UFPR.

Outras atividades

O Acordo de Cooperação entre CVM e UFPR também atuará em outras ações envolvendo temas de mercado e inovação financeira, como: elaboração de produtos educacionais; eventos; palestras; cursos; estudos e pesquisas; participação de representantes da UFPR em grupos de trabalho e comissões técnicas, além de redes e fóruns de pesquisa, instituídos ou coordenados pela CVM, observadas as regras de governança de cada caso.

Informações da Assessoria de Comunicação Social da CVM

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...