+ UFPR

UFPR é a única paranaense entre as melhores universidades do mundo de acordo com ranking acadêmico ARWU

Superintendência de Comunicação Social     20 de agosto de 2019 - 15h03

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a única universidade paranaense na lista de melhores instituições do mundo no ranking elaborado pela consultoria chinesa Shanghai Ranking Consultancy. A instituição é a sétima brasileira melhor avaliada.

O Ranking Mundial Acadêmico de Universidades (ARWU, na sigla em inglês), elaborado desde 2003, é considerado um dos mais renomados mundialmente e analisa cerca de 1 mil instituições do planeta. Os critérios de avaliação incluem o número de professores ou diplomados que venceram prêmios Nobel ou medalhas Fields (o prêmio Nobel da matemática), o número de pesquisadores mais citados nas suas áreas e as publicações nas revistas científicas Science e Nature.

A avaliação é liderado pela universidade americana Harvard, que ocupa a posição pelo 17º ano consecutivo. Vinte e três instituições brasileiras aparecem no ranking, todas universidades públicas.

Brasil

Confira a lista das selecionadas: Universidade de São Paulo; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Unesp; Universidade de Campinas; Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal do Paraná; Universidade Federal de Goiás; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal de São Paulo; Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de São Carlos; Universidade Federal de Viçosa; Universidade de Brasília; Universidade Federal do Ceará; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Universidade Federal de Santa Maria; Universidade Federal da Bahia; Universidade Federal do Pará; Universidade Federal Fluminense; Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.