Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é a sétima do país em produção científica sobre inteligência artificial, aponta ranking da Pesquisa Fapesp

Um ranking divulgado pela revista Pesquisa Fapesp no último dia 11 mostra a Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre as sete instituições científicas brasileiras com mais estudos publicados sobre o tema inteligência artificial. O levantamento foi feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) tendo como fonte a plataforma Incites, do Web of Science, e trata especificamente de publicações na área de Ciências da Computação.

Publicações científicas sobre inteligência artificial - Fontes Incites, Web of Science, Clarivate. Dados baixados em 06/02/2020. Elaboração da Coordenação de Indicadores de CT&I e da Gerência de estudos e Indicadores, Fapesp
Número de publicações científicas sobre inteligência artificial entre 2014 e 2018 segundo a Incites. Dados baixados em 6/2/2020. Imagem: Pesquisa Fapesp/Reprodução

O ranking publicado na seção “Dados” da revista considera trabalhos publicados entre 2014 e 2018. Foram selecionadas as publicações do tipo “article”, “proceeding paper” e “review”.

Com base nesses critérios, a revista indica que a UFPR é a segunda instituição do Sul em produção científica na área. Nas dez primeiras posições há apenas universidades públicas, entre elas a também paranaense Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).

Evolução

A publicação destaca que o Brasil é o 12º país em publicações científicas sobre inteligência artificial, o que mostra um salto na autoria de pesquisadores brasileiros em relação à posição do início do período (15º).

Também ressalta que a quantidade de publicações triplicou no mundo entre 2000 e 2018. Desde 2005 a China é a líder em número de publicações.

Acesse a reportagem da Pesquisa Fapesp aqui

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...