+ UFPR

UFPR é a sétima do país em produção científica sobre inteligência artificial, aponta ranking da Pesquisa Fapesp

Camille Bropp     22 de maio de 2020 - 12h57

Um ranking divulgado pela revista Pesquisa Fapesp no último dia 11 mostra a Universidade Federal do Paraná (UFPR) entre as sete instituições científicas brasileiras com mais estudos publicados sobre o tema inteligência artificial. O levantamento foi feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) tendo como fonte a plataforma Incites, do Web of Science, e trata especificamente de publicações na área de Ciências da Computação.

Publicações científicas sobre inteligência artificial - Fontes Incites, Web of Science, Clarivate. Dados baixados em 06/02/2020. Elaboração da Coordenação de Indicadores de CT&I e da Gerência de estudos e Indicadores, Fapesp

Número de publicações científicas sobre inteligência artificial entre 2014 e 2018 segundo a Incites. Dados baixados em 6/2/2020. Imagem: Pesquisa Fapesp/Reprodução

O ranking publicado na seção “Dados” da revista considera trabalhos publicados entre 2014 e 2018. Foram selecionadas as publicações do tipo “article”, “proceeding paper” e “review”.

Com base nesses critérios, a revista indica que a UFPR é a segunda instituição do Sul em produção científica na área. Nas dez primeiras posições há apenas universidades públicas, entre elas a também paranaense Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR).

Evolução

A publicação destaca que o Brasil é o 12º país em publicações científicas sobre inteligência artificial, o que mostra um salto na autoria de pesquisadores brasileiros em relação à posição do início do período (15º).

Também ressalta que a quantidade de publicações triplicou no mundo entre 2000 e 2018. Desde 2005 a China é a líder em número de publicações.

Acesse a reportagem da Pesquisa Fapesp aqui