Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR é a quinta melhor Universidade Federal do país

A UFPR figura na quinta posição entre as Universidades Federais do país segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (7/10). No ranking geral a instituição está na 8ª posição. O quesito em que a UFPR mais se destacou foi Inovação, alcançando o 3º lugar geral. O ranking classifica as instituições de ensino superior brasileiras e avaliou 196 instituições na edição deste ano.

A UFPR ocupa boas posições em todos os quesitos, alcançando a 9ª posição em Ensino, 12ª tanto no quesito Pesquisa como Mercado, e 29ª no item Internacionalização.

Públicas no topo

As universidades públicas aparecem em destaque no ranking, ocupando as 17 primeiras posições. O quesito Ensino é o que têm maior projeção, os 22 primeiros lugares são ocupados pelas públicas, no ranking anterior eram 21. Na Pesquisa o resultado é parecido, com 18 instituições ocupando o topo da lista.

No quesito Internacionalização, aspecto essencial para a produção de ponta, as públicas ocupam os 4 primeiros lugares e entre as 10 primeiras apenas uma é privada. Em Inovação novamente os resultados são bons com as 5 primeiras posições ocupadas pelas universidades públicas. O RUF também classificou em relação ao tema Mercado, quesito no qual as públicas são maioria entre as dez primeiras, com 6 instituições.

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocuparam as primeiras posições no ranking.

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...