UFPR é a 6ª melhor universidade federal, de acordo ranking internacional

O CWUR World University Rankings 2021-2022 apontou a Universidade Federal do Paraná como a sexta melhor federal, a décima melhor universidade e 11ª melhor instituição do Brasil. A UFPR é primeira colocada entre as instituições do Paraná, de acordo com o ranking.

A UFPR ficou com a posição número 779 no ranking mundial, constando entre as mil melhores do mundo. Considerando a performance de pesquisa, a posição é ainda melhor, 738º. O CWUR levou em conta a produção de pesquisa, as publicações de alta qualidade, a influência e as citações dos pesquisadores. Na pontuação geral a nota foi 71,7.

Para construir o ranking, o CWUR avalia a qualidade da educação e a qualidade do corpo docente, considerando nos dois casos o recebimento de prêmios de alto nível. A empregabilidade dos alunos e a performance em pesquisa científica também fazem parte da avaliação.

CWUR World University Rankings

O CWUR World University Rankings é realizado pelo Center for World University Rankings (CWUR), uma consultoria de ensino superior sediada no Emirados Árabes Unidos. O ranking é publicado desde 2012. De acordo com a consultoria, a avaliação ocorre de forma independente e não usa exclusivamente dados fornecidos pelas instituições participantes.  O ranking lista as 2 mil instituições mais bem avaliadas.

Na edição de 2021/2022,  a Universidade de São Paulo (USP) é a brasileira mais bem avaliada, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp). O ranking completo está neste link.