A Universidade Federal do Paraná subiu uma posição e é a sétima colocada no Academic Ranking of World Universities 2022(ARWU) entre as instituições de ensino brasileiras. O levantamento produzido pela consultoria chinesa Shangai Ranking utiliza indicadores para classificar universidades de todo o mundo; ao todo, 21 instituições de ensino e pesquisa brasileiras integram a lista publicada nesta semana.
Entre as universidades federais, a UFPR também subiu uma posição em relação a 2021 e está em quarto lugar, junto com a Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal de Viçosa. A UFPR é a única universidade paranaense a aparecer na lista. O ARWU avaliou 2.500 universidades e classificou as mil melhores. De acordo com o levantamento, as melhores universidades brasileiras são todas públicas.
Foto: Marcos Solivan
A instituição paranaense está colocada entre as 700 melhores instituições do mundo e manteve a posição em relação ao ano passado. Na avaliação, a UFPR destacou-se nas áreas de Engenharia de Alimentos e Odontologia.
Realizado desde 2003, o ranking avalia critérios como número de pesquisadores mais citados, número de artigos publicados em revistas científicas de impacto, número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index e o desempenho de pesquisa per capita relativo ao tamanho da instituição.
Saiba mais sobre o ranking ARWU aqui.
Coordenadora do Ekoa, projeto que há quase dez anos orienta comunidades tradicionais sobre direito ambiental, a professora de […]
O urucum e o jenipapo, frutos nativos do Brasil, são tradicionalmente utilizados por povos indígenas na produção de […]
As inscrições para o XXV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná seguem abertas até 8 de agosto. Para […]
A visitação segue até 12 de setembro no Hall do auditório da UFPR, em Matinhos, com entrada franca […]