+ UFPR

UFPR é a 1ª do Paraná, 10ª melhor federal e 22ª melhor da América Latina, segundo o ranking THE Latin America

Superintendência de Comunicação Social     16 de julho de 2021 - 15h04

A Universidade Federal do Paraná é a 22ª melhor universidade da América Latina, 10ª melhor federal do país, 15ª entre universidades públicas e privadas no Brasil, e a primeira colocada no Paraná, diz o ranking latino-americano do Times Higher Education (THE). A universidade manteve em 2021 a 22ª colocação na América Latina, obtida pela primeira vez no ano passado, quando subiu da 26ª posição.

A UFPR integra o ranking desde o início, em 2016. Em 2021, a nota geral da UFPR foi 66,8. Em relação ao ranking de 2020, a universidade melhorou o desempenho em citações (de 32,9 para 38,4), em transferência de tecnologia (de 37,7 para 38,5) e em internacionalização (de 27,2 para 28,5).

Edição 2021

A UFPR é a mais bem posicionada entre as sete universidades paranaenses listadas em 2021. Em segundo lugar aparece a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), a única privada, seguida pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O primeiro lugar geral do ranking ficou com a Pontifícia Universidade Católica do Chile, seguida da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O Brasil é o país com maior número de universidades listadas, 67 neste ano.

Metodologia

O ranking latino-americano usa os mesmos 13 indicadores de desempenho do The World University Rankings, que lista as melhores instituições do mundo. A avaliação leva em conta ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

Os critérios buscam mostrar indicadores de performance com base nas relações das instituições com alunos, docentes, pesquisadores e sociedade. O ensino tem peso de 36%, a pesquisa de 34%, as citações de 20%, a internacionalização de 7,5% e a transferência tecnológica de 2,5%.

Ranking

O Times Higher Education é produzido por uma consultoria britânica e é considerado um dos rankings educacionais mais respeitados do mundo. O ranking Latin America lista as melhores universidades latino-americanas e caribenhas. Em 2021, 177 instituições de ensino de 13 países foram listadas. Em 2020 foram 166.