+ UFPR

UFPR é a 13ª brasileira no ranking mundial THE 2020

Superintendência de Comunicação Social     12 de setembro de 2019 - 17h30

Divulgado na última quarta-feira (11), o Times Higher Education (THE) World University  Rankings 2020 apresenta a Universidade Federal do Paraná (UFPR) como a 13ª universidade brasileira entre as mais bem posicionadas no ranking, que considera critérios como ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e posicionamento global. Na comparação com as duas edições anteriores, nas quais houve participação mais expressiva de instituições brasileiras, a UFPR subiu nove posições — foi a 22ª brasileira em 2018 e a 16ª em 2019.

No período, a UFPR mostrou aperfeiçoamento em todos os critérios avaliados pela THE: ensino, pesquisa, citações, contribuição ao mercado e panorama internacional. O conceito que mais cresceu foi o de pesquisa, em que a nota passou de 5,3 em 2018 para 11,5 em 2020. Segundo a metodologia da THE, o indicador levanta volume, reputação, produtividade e capacidade de busca por fomento.

Em seguida está o indicador ensino, cuja nota foi de 19,6 para 24,6. O quesito considera aspectos que compõem o ambiente de ensino, tais como reputação (o de maior peso), relação entre número de professores e de alunos e proporção de professores com doutorado.

Outro item que pode ser associado à pesquisa foi o terceiro com mais incremento, o de citações, que consiste na análise do número médio de vez que as publicações desenvolvidas na universidade é citada por pesquisadores mundialmente. De acordo com a THE, nesse item a nota da UFPR subiu de 9,2 para 12,7.

A UFPR também apresentou suas melhores notas nos dois critérios restantes: aderência ao mercado e posição no cenário internacional. No primeiro item, que mede transferência de conhecimento (como parcerias com a iniciativa privada e inovação), a nota foi de 31,7 para 35,1. Esse permanece o quesito em que a universidade possui melhor nota.

Já a nota de posicionamento internacional da UFPR cresceu de 20,4 para 22,2 desde 2018. O critério mede fatores referentes à internacionalização das instituições, tais como proporção de docentes e estudantes estrangeiros, e colaborações internacionais.

Segundo a THE, enviaram dados para esta edição 1.396 universidades de 92 países, o recorde do ranqueamento, divulgado desde 2011. O ranking conta com 46 universidades brasileiras, também o topo em número de participações. Entre as 12 brasileiras que figuram entre as mil mais bem posicionadas do mundo, dez são públicas.

A UFPR mostrou aperfeiçoamento em todos os critérios avaliados pelo ranking (Foto: Marcos Solivan/Sucom)

Sobre o THE World University Rankings

O THEWUR é baseado em 13 métricas de performance. Dois desses indicadores, que somam um terço da nota geral das instituições, são retirados de um questionário anual, o THE Academic Reputation Survey, cujos dados também são compilados pela THE.

As instituições que cumprem requisitos para ingressar no ranqueamento são posicionadas de acordo com o bloco a que fizeram jus. Assim, as primeiras 200 universidades são ranqueadas uma a uma. Depois disso, as universidades são agrupadas em blocos. No bloco depois da posição de número mil, as instituições são agrupadas em ordem alfabética.

A THE é uma revista britânica especializada em ensino superior que elabora diversos rankings mundiais, entre os quais o THE Latin America University Rankings. Na edição mais recente deste ranqueamento, divulgada em junho, a UFPR aparece com a 15ª maior nota geral entre as universidades brasileiras. Também é a 13ª melhor entre as instituições públicas.

Confira o ranking completo no site do THEWUR (acesso neste link)

Veja os relatórios que mostram o desempenho da UFPR no THEWUR nas edições de 2020 (aqui), 2019 (aqui) e 2018 (aqui)