+ UFPR

Histórico de notícias

UFPR é a 11ª universidade da América Latina em publicações científicas

Aline Nunes     10 de junho de 2021 - 11h46

A Universidade Federal do Paraná foi considerada pelo CWTS Leiden Ranking a 11ª universidade da América Latina com maior número de produções científicas. O ranking contabilizou 2717 publicações da UFPR no período entre 2016 e 2019.

A UFPR ficou em 9º lugar entre as universidades brasileiras e foi a primeira colocada entre as paranaenses, seguida pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

A primeira colocada mundialmente foi a universidade de Harvard. Na América Latina, entre as 15 primeiras colocadas há 12 brasileiras, duas chilenas e uma argentina. O primeiro lugar ficou com a Universidade de São Paulo (USP). O Brasil classificou 31 universidades no CWTS Leiden Ranking e todas são públicas.

CWTS Leiden Ranking

O ranking é realizado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS) da Universidade de Leiden, na Holanda. É uma plataforma online que usa dados bibliográficos de publicações científicas, especialmente artigos em revistas científicas. A principal fonte de dados é a base de dados Web Of Science. Nesta edição, participaram mais de 1200 universidades de 69 países.

Clique aqui para ver o ranking na íntegra.