+ UFPR

UFPR doa 5 mil mudas de araucária para povos indígenas

Simone Meirelles     14 de junho de 2018 - 17h38

O cacique e seu filho Angelo, com o Prof. Flávio Zanette (foto SM)

O cacique Kretã Kaingang, da etnia Kaingang, esteve na UFPR nesta quinta-feira (14/06) para receber em nome de sua tribo e de outros povos indígenas a doação de cinco mil mudas de araucária. Ele explicou que seu povo tem rituais importantes feitos com a utilização da espécie. Além disso, desde o tempo de seus ancestrais, as araucárias são reverenciadas, por trazerem alimento e caça para a região das aldeias. A doação foi feita pelo Grupo de Estudos para Valorização da Araucária da UFPR, coordenado pelo professor Flávio Zanette.

A partir dos próximos dias, o cacique irá distribuir as mudas para outras terras indígenas: no Paraná as aldeias TupãNhe e Kretã,  Laranjinha e Posto Velho; em Santa Catarina, Pinhalzinho e Conda; no Rio Grande do Sul, para Rio dos Índios, Goj Vesõ e Irai.

A cerimônia de entrega das mudas foi realizada no Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540).