Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR divulga edital do Provar 2019/20 para mudança de turno, habilitação ou campus

O primeiro edital do ano do Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) da UFPR, na modalidade mudança de turno, habilitação ou campus, já está disponível. As inscrições deverão ser feitas na página do PROVAR(http://www.prograd.ufpr.br/portal/provar/), de 12 a 26 de agosto de 2019, para ingresso em 2020.

Os candidatos devem comprovar que integralizaram até o 1º semestre de 2019, no mínimo, 20% e no máximo 80% da carga horária total do curso em que o registro está ativo, comprovado em histórico escolar. Além disso, não devem ter efetuado mudança de campus, turno, habilitação ou reopção de curso, nem ingressado através de aproveitamento de curso superior, complementação de estudos, reintegração de ex-aluno ou transferência externa.

Para mudança de campus, há 265 vagas em 15 cursos. Já para mudança de turno, são 421 vagas. Para turno e habilitação há 25 vagas e para habilitação 32. Os resultados serão divulgados no dia 9 de setembro. A divulgação do edital de transferência externa está prevista para a mesma data.

O Provar também terá seleção para reopção de curso, aproveitamento de curso superior, complementação de estudos e reintegração de ex-aluno, conforme calendário.

Sobre o programa

Criado em 2006, o Provar permite que a UFPR ocupe vagas remanescentes de graduação depois da conclusão dos processos seletivos vestibular e Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O programa tem como público alunos da UFPR, ex-alunos e comunidade externa que estude em outra instituição de ensino superior ou que já tenha concluído o seu curso.

O processo ocorre uma vez ao ano, sempre no segundo semestre para início no ano seguinte. Entre 2013 e 2018, o programa viabilizou o ingresso de 2.824 selecionados.

 

 

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...