Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR divulga classificados na primeira fase do vestibular

O reitor Zaki Akel Sobrinho na coletiva de imprensa sobre os resultados da 1ª fase do vestibular - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A Universidade Federal do Paraná divulgou nesta segunda-feira (26) a relação dos candidatos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo 2012-2013. Foram classificados 14.726 candidatos que farão as provas da segunda fase do vestibular nos dias 9 e 10 de dezembro.

Para o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, a primeira etapa do processo transcorreu com tranquilidade e toda a segurança institucional. “São quatro mil pessoas que trabalham no vestibular. Temos a serenidade de mostrar os resultados e parabenizar os que já venceram a primeira fase”, comentou o reitor. Ele também falou sobre o percentual de aprovados residentes no estado ─ dos convocados para a segunda fase, 86% são paranaenses. “Isso mostra o acerto da UFPR em manter o vestibular próprio”, ressaltou Zaki Akel.

Cotas
A partir desta terça-feira (27), o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR disponibiliza um sistema para que os aprovados na primeira fase possam fazer a opção pelas cotas do Governo, definidas pela Lei nº 12.711/2012, do Ministério da Educação. Até o dia 29 de novembro, o sistema fica disponível e os candidatos podem escolher se continuam concorrendo pelas cotas da UFPR ou se migram para as cotas do Governo.

Ao acessar o sistema com o número de inscrição e o CPF, o candidato terá acesso ao número de vagas disponíveis em cada opção de seu curso: cotas do Governo, cotas da UFPR e concorrência geral, para fazer a escolha. “Os candidatos que não se enquadram nas cotas da UFPR podem aproveitar o benefício da cota que dispõe a Lei 12.711 na segunda fase”, explicou Zaki Akel.

Para os candidatos que não quiserem mudar de opção, não será necessário acessar o sistema. No dia 29 de novembro, o sistema será encerrado e a última opção do candidato vai ser validada. A opção pelas cotas estará marcada nos comprovantes de ensalamento, que serão divulgados no dia 4 de dezembro.

O coordenador do NC, Raul von der Heyde alerta que o sistema de escolha entre as cotas tem condições de verificar se há discordâncias entre o que o candidato preenche. Assim, por exemplo, se no momento da inscrição um candidato marcou que frequentou integralmente escola particular, não há como optar por cotas sociais, destinadas a estudantes de escolas públicas, pois o sistema automaticamente não aceitará.

Este ano, as linhas de corte tiveram pouca alteração em relação ao processo seletivo do ano passado. O curso de Medicina continua tendo a maior média, com nota mínima de 55 e máxima de 72. “As linhas de corte sofreram pequenas alterações. Dependem do preparo do candidato”, ponderou Raul von der Heyde.

Além das 5.087 vagas ofertadas no processo seletivo, a UFPR também disponibiliza 529 vagas que serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Acesse a listagem dos convocados para a 2ª fase do Processo Seletivo da UFPR.

Notas mínimas e máximas dos classificados.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...