Ensino e Educação

UFPR divulga classificados na primeira fase do vestibular

Lais Murakami     26 de novembro de 2012 - 17h31

O reitor Zaki Akel Sobrinho na coletiva de imprensa sobre os resultados da 1ª fase do vestibular - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A Universidade Federal do Paraná divulgou nesta segunda-feira (26) a relação dos candidatos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo 2012-2013. Foram classificados 14.726 candidatos que farão as provas da segunda fase do vestibular nos dias 9 e 10 de dezembro.

Para o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, a primeira etapa do processo transcorreu com tranquilidade e toda a segurança institucional. “São quatro mil pessoas que trabalham no vestibular. Temos a serenidade de mostrar os resultados e parabenizar os que já venceram a primeira fase”, comentou o reitor. Ele também falou sobre o percentual de aprovados residentes no estado ─ dos convocados para a segunda fase, 86% são paranaenses. “Isso mostra o acerto da UFPR em manter o vestibular próprio”, ressaltou Zaki Akel.

Cotas
A partir desta terça-feira (27), o Núcleo de Concursos (NC) da UFPR disponibiliza um sistema para que os aprovados na primeira fase possam fazer a opção pelas cotas do Governo, definidas pela Lei nº 12.711/2012, do Ministério da Educação. Até o dia 29 de novembro, o sistema fica disponível e os candidatos podem escolher se continuam concorrendo pelas cotas da UFPR ou se migram para as cotas do Governo.

Ao acessar o sistema com o número de inscrição e o CPF, o candidato terá acesso ao número de vagas disponíveis em cada opção de seu curso: cotas do Governo, cotas da UFPR e concorrência geral, para fazer a escolha. “Os candidatos que não se enquadram nas cotas da UFPR podem aproveitar o benefício da cota que dispõe a Lei 12.711 na segunda fase”, explicou Zaki Akel.

Para os candidatos que não quiserem mudar de opção, não será necessário acessar o sistema. No dia 29 de novembro, o sistema será encerrado e a última opção do candidato vai ser validada. A opção pelas cotas estará marcada nos comprovantes de ensalamento, que serão divulgados no dia 4 de dezembro.

O coordenador do NC, Raul von der Heyde alerta que o sistema de escolha entre as cotas tem condições de verificar se há discordâncias entre o que o candidato preenche. Assim, por exemplo, se no momento da inscrição um candidato marcou que frequentou integralmente escola particular, não há como optar por cotas sociais, destinadas a estudantes de escolas públicas, pois o sistema automaticamente não aceitará.

Este ano, as linhas de corte tiveram pouca alteração em relação ao processo seletivo do ano passado. O curso de Medicina continua tendo a maior média, com nota mínima de 55 e máxima de 72. “As linhas de corte sofreram pequenas alterações. Dependem do preparo do candidato”, ponderou Raul von der Heyde.

Além das 5.087 vagas ofertadas no processo seletivo, a UFPR também disponibiliza 529 vagas que serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Acesse a listagem dos convocados para a 2ª fase do Processo Seletivo da UFPR.

Notas mínimas e máximas dos classificados.