Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Últimas notícias...


Histórico de notícias

UFPR divulga alterações no vestibular 2020/2021, que será realizado em 18 de julho

Lais Murakami     20 de maio de 2021 - 12h00

Os detalhes sobre a fase única do vestibular 2020/2021 da Universidade Federal do Paraná foram apresentados hoje (19), durante coletiva de imprensa. O edital com as alterações do processo seletivo foi divulgado ao meio-dia, no site do Núcleo de Concursos (NC). Em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19 e pensando sempre na segurança de candidatos e colaboradores, a prova será aplicada em uma única fase, no dia 18 de julho de 2021.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, destacou que o contexto incerto e trágico da pandemia obrigou a instituição a fazer essas mudanças. “A preocupação ao repensar o vestibular foi manter íntegra a estrutura das provas para não pegar os candidatos de surpresa. Essa foi a melhor solução, dentro das circunstâncias e possibilidades”. A decisão de manter o vestibular e não utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como única forma de ingresso levou em conta o compromisso com muitos candidatos que se inscreveram apenas para o vestibular e não fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O edital estabelece que a fase única terá uma Prova de Conhecimentos Gerais, com 60 questões objetivas, de múltipla escolha (com cinco alternativas, sendo que apenas uma deve ser assinalada) e uma Prova de Compreensão e Produção de Textos, composta por um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema atual. A duração da prova será de cinco horas e meia, das 14h às 19h30.

A pontuação máxima para a prova de conhecimentos gerais é de 70 pontos. A prova de compreensão e produção de textos vale 30 pontos. O candidato que “zerar” na prova de conhecimentos gerais ou na redação será eliminado. O número de questões foi distribuído entre as disciplinas conforme o quadro abaixo:


Como no processo seletivo de fase única 2020/2021 não haverá prova discursiva específica, cada questão objetiva da prova de conhecimentos gerais terá peso variável,de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Para os cursos que não previam nenhuma prova específica, cada questão objetiva de todas as disciplinas terá peso um. Nos cursos que previam provas específicas – uma ou duas disciplinas – cada questão objetiva da disciplina elencada terá peso dois e as restantes terão peso um. Por exemplo, no curso de Jornalismo, que não previa nenhuma prova discursiva, todas as questões têm peso um. Já para o curso de Administração, as questões de Matemática terão peso dois e as restantes, peso um. Em cursos como Medicina, que teria duas discursivas – Biologia e Química –, agora, na fase única, essas disciplinas têm peso dois e as questões restantes, peso um.

O coordenador-geral do Núcleo de Concursos, professor Alexandre Trovon, explica que essa composição da prova é resultado de estudos do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e do NC, levando em conta a duração da prova, o tempo médio de resolução das questões e o tempo adequado para produzir a redação.

Habilidades específicas
Este ano, excepcionalmente, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Produto não terão provas de habilidade específica. Apenas o curso de Música terá segunda fase, com uma prova de Habilidades Específicas teórica, no dia 19 de julho pela manhã, e envio da prova prática, em vídeo, no período de 19 a 21 de julho. Os detalhes sobre a prova de habilidades específicas estão no edital.

Ensalamento
O comprovante de ensalamento estará disponível a partir do dia 14 de julho, no site no Núcleo de Concursos. O candidato é responsável por verificar onde fará a prova e seguir as orientações sobre documentos necessários e materiais permitidos conforme o Guia do Candidato. Os portões dos locais de prova abrem às 12h30 e fecham às 13h30.

Para a realização das provas, todos os protocolos de biossegurança – aprovados pela Secretaria de Saúde do Paraná – serão seguidos. Trovon ressalta que todos os cuidados serão tomados e que a situação da pandemia é monitorada diariamente.

Em outros vestibulares, eram utilizados em média 28 locais de prova e três mil colaboradores trabalhavam na aplicação das provas. Nesta prova de fase única, durante a pandemia, serão quase nove mil pessoas envolvidas na aplicação e cerca de 90 locais de prova para atender as condições de distanciamento. Além de termômetros na entrada, álcool em gel, número reduzido de candidatos nas salas e marcadores de distanciamento nos locais, este ano, cada candidato poderá levar o caderno de provas, reduzindo o manuseio de papel. O protocolo de segurança está detalhado no Guia do Candidato, que deve ser lido pelos vestibulandos.

Resultado
A data prevista para divulgação do resultado do vestibular, tanto dos cursos da UFPR quanto do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Estado do Paraná, é o dia 09 de setembro de 2021. O coordenador de Procedimentos Acadêmicos e de Permanência da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), professor José Carlos Correa Eidam, lembra que foi realizado um esforço conjunto na UFPR para garantir o andamento do processo seletivo e a entrada dos calouros conforme o novo calendário acadêmico.

Este ano, o registro acadêmico será de forma remota (on-line). As datas e informações sobre matrícula para os aprovados no Processo Seletivo 2020/2021 serão divulgadas posteriormente, em edital próprio. O início do ano letivo de 2021 está marcado para o dia 20 de setembro.

No processo seletivo 2020/2021, que inclui UFPR e CFO, estão inscritos 39.696 candidatos. São ofertadas 5.383 vagas para os cursos da UFPR e 70 vagas para o CFO.

Assista a coletiva sobre o novo edital do Processo Seletivo 2020/2021

Acesse aqui o edital com as mudanças no Processo Seletivo 2020/2021.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR