+ UFPR

UFPR destina verba própria para pesquisa

Superintendência de Comunicação Social     22 de abril de 2019 - 19h09

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) publicou quatro editais de promoção à pesquisa com verbas da própria instituição nesta segunda-feira (22). Os recursos serão destinados para manutenção de equipamentos e laboratórios, apoio a atividades de pesquisa e a publicações científicas internacionais e realização de workshops de pesquisa e conhecimento. Ao todo, serão R$ 2,5 milhões. Este é o segundo ano consecutivo de abertura dos editais. Propostas de apoio a atividades de pesquisa podem ser feitas até 21 de junho e as demais são de fluxo contínuo ou enquanto existir disponibilidade financeira. As submissões devem ser feitas pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFPR.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade, Francisco de Assis Mendonça, destaca que é preciso garantir a continuidade das pesquisas diante dos cortes de investimentos na área no Brasil. “Há um esforço inimaginável para que as pesquisas não parem diante desse contexto. A PRPPG e a UFPR se preocupam e se comprometem diretamente com a produção de conhecimento, abrindo os editais pelo segundo ano consecutivo”, diz.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, reforça que o investimento em ciência é importante para a soberania nacional e para permitir o desenvolvimento da economia e da sociedade em geral, com aumento da qualidade de vida da população. “Nesse sentido, nossa administração sempre buscou valorizar o tripé ensino, pesquisa e extensão. Mesmo nestes momentos de crise econômica mais aguda, conseguimos destinar uma parcela significativa de orçamento próprio para a pesquisa”.

O edital 03/2019 de workshops de pesquisa apoia a participação de palestrantes externos à UFPR e permite despesas com diárias nacionais e passagens nacionais e internacionais. Já o edital 04/2019 é destinado ao custeio de atividades de pesquisa pertinentes ao plano de trabalho apresentado e à área de especialidade dos grupos de pesquisa, como aquisição de material de consumo e de peças de reposição de equipamento, passagens e diárias para reuniões de trabalho e bolsas de iniciação científica.

Propiciar a manutenção corretiva e preventiva de equipamentos e laboratórios com característica multiusuária, adequação de infraestrutura e renovação de licença de software de apoio à pesquisa é o objetivo do edital 05/2019. Dessa maneira, visa apoiar atividades de pesquisa e o desenvolvimento de teses e dissertações dos programas de pós-graduação da UFPR. São financiáveis a aquisição de materiais de reposição, a contratação de serviços de terceiros, a visita técnica especializada para manutenção corretiva e preventiva e a renovação de licença de software de apoio à pesquisa.

Taxas de publicação em língua estrangeira de trabalhos de atividades de pesquisa, inovação e desenvolvimento de autores vinculados à pós-graduação stricto sensu da UFPR são financiadas pelo edital 06/2019. As publicações devem ser aprovadas em veículos qualificados em A1, A2 e B1 no sistema Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e que estejam vinculados às bases Web of Science e/ou Scopus.

Assista abaixo ao depoimento do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca:

Clique aqui e acesse os editais completos, com mais informações.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR