+ UFPR

Plantio de mudas no Politécnico dá início ao Plano de Arborização da UFPR

Aline Fernandes França     21 de setembro de 2017 - 17h34

Em comemoração ao dia da árvore, a Universidade Federal do Paraná promoveu hoje o plantio de mudas no Centro Politécnico. A ação aconteceu nos períodos da manhã e da tarde e contou com a participação de servidores e estudantes dos cursos de Engenharia Florestal, Comunicação Institucional e Gestão Pública.

O plantio foi realizado por meio do 1º Plano de Arborização da instituição, executado pelo Nimad (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento) e pela Suinfra (Superintendência de Infraestrutura da UFPR). As mudas são de árvores nativas utilizadas em arborização urbana.

Foto: Marcos Solivan

Essa é a primeira etapa de arborização que realizamos. As árvores devem ficar em média 80 anos no local, por isso precisamos pensar o plantio de forma organizada”, afirmou o Superintendente de Infraestrutura Sérgio Braga.

A Engenheira Florestal do Nimad, Carla Maria Camargo Corrêa, destacou a parceria do Núcleo com a Suinfra. “Já desenvolvemos muitos trabalhos juntos. Esse em especial, o Plano de arborização, é muito importante para a instituição”, disse.

Foto: Marcos Solivan

Reposição de árvores

A atividade também contempla a reposição de árvores em razão das podas realizadas por medidas de segurança e remoção de árvores comprometidas ou exóticas (não nativas) que oferecem risco para as árvores nativas. A Suinfra esclarece que tanto as podas como as remoções ocorrem por meio de estudos da Comissão do Plano de Arborização da UFPR e somente são efetuadas após autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Estamos preocupados tanto com a manutenção das espécies quanto com a segurança de toda a comunidade acadêmica”, conclui Sérgio Braga.

Algumas árvores do Centro Politécnico receberam fitas coloridas. A marcação faz parte do Plano de Arborização do campus e não deve ser retirada.

As árvores removidas serão substituídas por espécies nativas. Todo o plantio e manejo, a partir de agora, serão realizados sob orientação da comissão de arborização.