Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR: Cursos e Profissões atinge objetivos e recebe mais de 50 mil visitantes

Feira recebeu 52 mil visitantes
Feira recebeu 52 mil visitantes

Pela primeira vez em um novo local ─ o Centro de Eventos do Setor de Educação Tecnológica e Profissional ─ a décima feira UFPR: Cursos e Profissões atingiu seus objetivos, recebendo 52 mil visitantes em três dias de evento. Encerrada neste domingo (dia 16), a feira superou dificuldades como o movimento grevista nas universidades federais. Além da participação maciça de estudantes de Curitiba, a feira recebeu excursões vindas do interior do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. “Esta décima edição foi muito especial por marcar o centenário da Universidade. Apesar de todas as dificuldades da greve, o que garantiu esse sucesso foi o engajamento de coordenadores de cursos e estudantes, além da dedicação das equipes da Assessoria de Comunicação Social, Prograd e PRA”, observou o reitor Zaki Akel Sobrinho.

O estudante do terceiro ano do Ensino Médio Chandler Rodrigues veio à Feira visitar o estande de Ciências Biológicas, sua primeira opção de curso. Ele estava com dúvidas quanto às matérias da graduação e contou com a ajuda dos estudantes para esclarecê-las. “Não sou muito bom em Química, é uma matéria que está na grade disciplinar do curso. Aqui na Feira, falei com uma das alunas e ela me tranquilizou, explicando que a Química estudada é acessível, e agora estou ainda mais decidido a fazer o curso”, contou. Outro visitante foi Joyce Victro, estudante de Licenciatura em Teatro, mas veio à Feira conhecer os cursos da UFPR, já que se interessa em cursar outra faculdade quando terminar a primeira. Ela veio para visitar principalmente o estande de Letras, já que quer futuramente dar aula de Literatura Dramática: “Vim esclarecer algumas coisas, principalmente na questão da grade horária e estágio, a visita me ajudou a conhecer melhor a área e decidir aquilo que quero me especializar.”

 

Reitor Zaki Akel Sobrinho no encerramento da feira
O reitor Zaki Akel Sobrinho no encerramento da UFPR: Cursos e Profissões - Foto: Rodrigo Juste Duarte

 

Para o coordenador do curso de Agronomia, Iackson Borges, a freqüência na feira foi muito satisfatória. Segundo o professor, alguns visitantes já vêm decididos e só querem ver como o curso funciona na UFPR, porém há uma parcela que possui interesse mas não sabe bem o que é a profissão. “Muita gente fica em dúvida entre cursos semelhantes. Buscamos então mostrar o foco do curso de Agronomia e os diferenciais em relações aos outros”, afirma. O coordenador ressalta também a importância da participação dos docentes na Feira. Na opinião dele, os professores da UFPR têm que vir em peso, pois a experiência deles, tanto acadêmica quanto de campo, é fundamental para guiar a pessoa que ainda está indecisa quanto ao curso que quer seguir. Esta é visão também do professor Ewaldo Luiz de Mattos Mehl, coordenador do curso de Engenharia Elétrica. Para ele, é uma grande responsabilidade orientar o aluno que vai decidir seu futuro a partir do vestibular.

Ray Garbelotti, da Assessoria de Comunicação Social e Marketing da UFPR, coordenador da feira, explica que só com os esforços dos pró-reitores e coordenadores de cursos foi possível realizar a feira em tempo hábil para que os estudantes tivessem ainda um prazo após o evento para se inscrever no vestibular da UFPR ─ as habilitações terminam no dia 21 de setembro. Ele  destacou o apoio da Caixa Econômica e do Sesi que patrocinaram a infraestrutura e a Secretaria de Estado de Educação que confecionou 40 mil guias de cursos e profissões, dos quais trinta mil foram distribuídos durante o evento e outros dez mil serão direcionados às escolas estaduais do Paraná.

 

Joyce e Chandler: dúvidas resolvidas

 

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...