Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR cria aplicativo para rastrear casos suspeitos e positivos de coronavírus na volta às aulas

Um aplicativo gratuito e de uso simples vai auxiliar o rastreamento e a identificação de possíveis casos suspeitos e positivos de Covid-19 entre a comunidade acadêmica. Criado por uma equipe de alunos e professores da instituição, a ferramenta Check UFPR busca trazer maior segurança para o retorno das atividades presenciais na Universidade Federal do Paraná. (Acesse aqui e cadastre-se para baixar).

O sistema de acesso inicia-se ao escanear QR Codes impressos (códigos visuais), presentes na entrada de espaços da universidade com alta circulação de pessoas. Ao registrar entrada e saída dos locais, haverá o rastreio de pessoas que estiveram presentes no mesmo espaço no momento. No caso de alguém ser infectado por Covid-19, todos que tiveram contato com o indivíduo serão notificados.

Automaticamente, o sistema também informará o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde (NEPES) da UFPR, que acompanha os casos dentro da universidade, além de orientar e encaminhar casos suspeitos para a realização de testes.

“O uso do aplicativo é voluntário, mas é muito importante que as pessoas usem porque só assim teremos um banco de dados que vai permitir o rastreio. Haverá rápido acesso a essas pessoas e melhor orientação”, reforça o coordenador do projeto, professor André Bellin Mariano.

Um dos pilares de desenvolvimento da ferramenta é que, ao informar rapidamente sobre o contato com alguém contaminado, o indivíduo poderá redobrar os cuidados em casa e até afastar-se de pessoas do grupo de risco, reduzindo novas infecções. “Damos uma camada de segurança adicional para o retorno das atividades na universidade”, destaca o docente.

Acesse o site do projeto aqui e acompanhe mais informações nas redes sociais da Check UFPR.

Veja o passo a passo para utilizar o aplicativo na matéria da UFPR TV.

Projeto

O projeto foi contemplado por um edital da Pró-Reitoria de Administração da UFPR para desenvolvimento e implementação de um aplicativo destinado ao rastreamento de infecções durante o período de aulas.

Utilizada inicialmente para auxiliar o acesso de alunos aos laboratórios durante a pandemia, a ferramenta baseada em soluções de baixo custo foi transformada no aplicativo Check UFPR.

A proposta também é colocar códigos no intercampi e em frota de ônibus de visitas técnicas, além de disponibilizar os dados de taxas de transmissão do vírus e de vacinação para pesquisas.

Em 2021, o coordenador do projeto foi um dos dez pesquisadores do estado a receber o 34º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, na categoria professor extensionista, com um artigo sobre o aplicativo Check UFPR publicado na revista Extensão em Foco.

Crédito da foto de destaque: Pexels

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...