Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR comercializa pela primeira vez mudas enxertadas de araucária

Mudas enxertadas que será distribuídas (foto arquivo Flávio Zanette)

 

Pela primeira vez, o Grupo de Estudos para Valorização da Araucária da Universidade Federal do Paraná (Geva) vai comercializar mudas enxertadas de araucária. Isso quer dizer que as árvores, depois de adultas, serão com certeza produtoras de pinhão. Trata-se de um passo à frente no processo de preservação da araucária.

Até agora, o grupo de estudos fornecia aos produtores mudas que deveriam depois ser enxertadas para que se tornassem fêmeas e pudessem produzir pinhões. A produção comercial de 150 mudas já enxertadas, com cerca de dois anos de idade e um metro de altura, é um avanço considerável. “Entregar ao produtor mudas selecionadas e já enxertadas é o ponto final do caminho para a preservação da espécie”, explica o professor Flávio Zanette, que coordena o Geva e é especialista em araucária. Essas 150 mudas serão retiradas nesta sexta-feira, 20 de outubro, por produtores que já reservaram as unidades. Além dessas, centenas mudas comuns também serão retiradas.

Entretanto, o professor Zanette avisa que já estão sendo preparadas mais duas mil mudas enxertadas, com previsão para entrega em março do ano que vem. “Como a procura é grande, em breve abriremos a reserva para essas unidades”, antecipa ele. Cada uma delas custará R$ 70.

As primeiras experiências com enxerto de mudas de araucárias foram conduzidas pelo professor Zanette em 2007. O estudo com os resultados foi publicado em 201o. “Hoje, em 2017, levamos essa pesquisa à sociedade, proporcionando a oportunidade de multiplicação da araucária em nosso estado”, diz ele.

A entrega de mudas neste dia 20/10 será feita das 8h30 até as 17 horas, no campus do Setor de Ciências Agrárias, departamento de Fitotecnia (R. dos Funcionários, 1540). Toda comercialização é feita pela Semear – Empresa Junior de Agronomia. 

Mais informações são obtidas pelos fones (41) 3350-5650 ou 3350-5640. E-mail flazan@ufpr.br. 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...