Últimas notícias...

Nenhuma notícia nesta categoria!

Histórico de notícias

UFPR, a universidade mais antiga do Brasil, celebra 107 anos com sessão pública no dia 11

Superintendência de Comunicação Social     28 de novembro de 2019 - 17h50

O dia 19 de dezembro de 1912 está marcado nas páginas dos jornais, mas também na memória do país. “Fundação e Instalação da Universidade do Paraná”, expressa no título o jornal “A República”, impresso no dia seguinte à solenidade de inauguração. O registro, quase relatorial, hoje faz parte da história do Estado do Paraná e do país.

As festividades de aniversário da UFPR, em 2019, terão como tema a importância da instituição para o Estado.  A sessão pública do Conselho Universitário, marcada para o dia 11 de dezembro, quarta-feira, a partir das 19h, no Teatro da Reitoria, irá reunir a comunidade universitária, mas também egressos e admiradores da universidade mais antiga do Brasil. A comemoração contará com diversas atividades, como um lançamento do selo dos Correios, entrega de certificados e homenagens, além dos discursos em celebração à universidade.

Praça Santos Andrade após 1926 – Foto: Arquivo Histórico ACS

A UFPR foi federalizada em 1950, e sua história envolve uma intensa luta para o que Victor Ferreira do Amaral e Silva chamou de “emancipação do Estado”, o que, segundo ele, representaria também a possibilidade de “emancipação intelectual”. Ele foi um dos fundadores da universidade 107 anos atrás. O evento de comemoração é aberto ao público.

O que: Aniversário de 107 anos da UFPR
Quando: 11/12, 19h