Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Últimas notícias...


Histórico de notícias

UFPR comemora 107 anos com celebração especial no Teatro da Reitoria

Superintendência de Comunicação Social     11 de dezembro de 2019 - 15h41

Prédio da Praça Santos Andrade, um dos símbolos da instituição mais antiga do Brasil. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR, 13/5/2013

 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) celebra, na próxima quarta-feira (11), a partir das 19h, os seus 107 anos de história. A instituição fará uma sessão pública do Conselho Universitário, no Teatro da Reitoria, com direito a bolo, fogos de baixo ruído e baixo efeito sonoro, apresentações culturais e homenagens (conheça os homenageados).

O aniversário será comemorado oito dias antes do nascimento oficial da UFPR, que ocorreu em 19 de dezembro de 1912 e deu origem à Universidade mais antiga do país. As festividades terão como tema a importância da instituição para o Estado, reunindo a comunidade universitária, mas também egressos e admiradores.

A Téssera Companhia de Dança e o Madrigal UFPR se apresentarão no palco, que também receberá homenageados e homenageadas em diferentes categorias. Além disso, os Correios farão o lançamento da última edição do selo “Mulheres Brasileiras que Fizeram História: Aracy de Carvalho Guimarães Rosa”.

Histórico

A história da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é marcada por grandes feitos e está muito ligada à história de desenvolvimento do Estado do Paraná. Foi a ousadia e a competência dos seus idealizadores, motivados pela sociedade paranaense, que fizeram da UFPR a mais antiga universidade do Brasil.

Sonho antigo, em 1892, o político Rocha Pombo lança, na Praça Ouvidor Pardinho, a pedra fundamental de uma futura universidade. Mas, devido à instabilidade gerada pela Revolução Federalista que ocorria no Sul do Brasil em função da divergência entre as elites federalistas e republicanas, o projeto não foi adiante.

Foi apenas em 1912, quando avaliou-se que o Paraná precisava de mais profissionais qualificados, iniciou um movimento pró-Universidade do Paraná. Nessa época, as lideranças políticas também se mobilizaram em prol da criação da universidade.

No dia 19 de dezembro de 1912, Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação efetiva da Universidade do Paraná. Era uma época de progresso da economia paranaense, devido à abundante produção e ao próspero comércio da erva-mate. “O dia 19 de dezembro representou a emancipação política do Estado e deve também representar sua emancipação intelectual”, afirmou Victor Ferreira do Amaral.

São 107 anos de história, marcada por perseverança e resistência. A UFPR é a maior criação da cultura paranaense, tendo sido eleita símbolo de Curitiba. Fruto da audácia de seus criadores, a UFPR é a mais antiga universidade do Brasil e motivo de orgulho para todos os paranaenses.

Serviço
O que: Aniversário de 107 anos da UFPR
Quando: 11/12, 19h
Onde: Teatro da Reitoria da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR