UFPR comemora 102 anos com programação diversificada

Queima de fogos foi atração nos 101 Anos - FOTO: Leonardo Bettinelli

Neste mês, a universidade mais antiga do Brasil completa 102 anos. Criada em 19 de dezembro de 1912, a UFPR fecha mais um ciclo com grandes conquistas e novos desafios. Reforçando seu processo de interiorização, foi no último ano que o Campus de Jandaia do Sul deu início às suas atividades, oportunizando ensino superior gratuito e de qualidade a milhares de paranaenses. A internacionalização também deu passos importantes; novos cursos; mais professores e técnicos; obras e reformas; maior vestibular de sua história.

Os motivos para comemorar são muitos e a programação oficial oferecida pela Universidade procura envolver toda a comunidade – interna e externa. As atividades começam já no dia 14 de dezembro, um domingo, com realização de Caminha e Pedalada, a partir das 9h. O trajeto será de 10km para quem fizer o percurso de bicicleta e de 5 km para quem estiver a pé. O ponto de saída e chegada será a Praça Santos Andrade, em frente ao prédio histórico da Universidade.

Na noite do mesmo dia, o Teatro da Reitoria recebe apresentação do Coro da UFPR, às 20h30. Até o dia 20 de dezembro, o Teatro abrirá as portas todas as noites para espetáculos culturais do Coro e do Madrigal. O Quarteto de Cordas da Orquestra Filarmônica da UFPR ainda se apresenta, às 19h do dia 17 de dezembro, na Capela da Reitoria.

O espaço ecumênico também será local de outra atividade de comemoração, uma Celebração Cultural Interreligiosa. Com foco na cultura musical das religiões, o evento será realizado no dia 15 de dezembro, às 17h, e aguarda representantes da Umbanda, Candomblé, Espiritismo, Islamismo, Igrejas Católica, Batista, Luterana e Ortodoxa. No mês de novembro, a Capela se firmou como ambiente aberto a todas as crenças com celebração de um Culto Interreligioso.

Teatro da Reitoria ficou lotado em comemoração ao aniversário de 101 anos - FOTO: Leonardo Bettinelli

Na tarde do dia 16 de dezembro, o esporte volta à programação com uma exposição, no Centro Politécnico, dos troféus conquistados por atletas da Universidade. Já no dia 18 de dezembro, um Baile comemorará os 102 anos em momento de confraternização da comunidade acadêmica. Para adquirir o ingresso, os interessados deverão levar alimentos (arroz, feijão, óleo ou leite em pó) a um dos postos de troca, nas datas determinadas. Confira aqui.

Uma Sessão Pública e Solene do Conselho Universitário da UFPR marcará o dia exato do aniversário da Instituição. A solenidade ocorrerá dia 19 de dezembro, às 19h, no Teatro da Reitoria. O evento contará com uma retrospectiva dos principais acontecimentos da Universidades em 2014, homenagens, bolo e fogos de artifício. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

UFPR: 102 Anos
Data: de 14 a 20 de dezembro