+ UFPR

UFPR assina termo de cooperação durante visita do rei da Suécia

Lais Murakami     12 de novembro de 2013 - 16h59

O reitor Zaki Akel Sobrinho (esq.) e o prefeito Gustavo Fruet durante assinatura do termo de entendimento, durante visita do rei da Suécia - Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Com o tema “Progresso e iniciativas do Brasil que podem inspirar a Suécia”, a Missão Real Sueca de Tecnologia, liderada pelo rei Carl XVI Gustaf, esteve em Curitiba na terça-feira (12) para a assinatura de um termo de entendimento com a Universidade Federal do Paraná, Prefeitura de Curitiba e instituições de ensino e pesquisa.

O termo tem como objetivo principal estabelecer estratégias de cooperação em áreas de interesse para pesquisa, educação e desenvolvimento de soluções inovadoras para sistemas sustentáveis, com foco em infraestrutura urbana e gestão ambiental. Como explica o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, é uma “parceria acadêmica, onde cada instituição trabalhará com suas áreas de excelência, principalmente em transporte e mobilidade sustentável”.

Visita do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia - foto: Maurilio Cheli/SMCS

Segundo o professor da UFPR Renato Eugênio de Lima e atual Secretário do Meio Ambiente de Curitiba, a assinatura do termo é “uma oportunidade especial para a UFPR apresentar suas áreas de excelência, como Hidráulica e Saneamento, para discutir os rios da cidade”. Para o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, a participação das universidades e dos institutos de pesquisa da Suécia vai agregar novas tecnologias aos projetos da cidade.

Além da UFPR e da Prefeitura Municipal de Curitiba, assinaram o termo o Royal Institute of  Technology, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a Universidade Positivo, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro.

O rei Carlos XVI Gustavo da Suécia presenteia o prefeito Gustavo Fruet - foto: Maurilio Cheli/SMCS

Desde 1983, a Missão Real Sueca de Tecnologia organiza visitas a outros países, sempre com a participação do rei Carl XVI Gustaf. O propósito principal das visitas é permitir a troca de conhecimento em projetos de áreas distintas. A missão no Brasil, tem como objetivo estabelecer um melhor entendimento de estratégias, iniciativas e oportunidades do país. Além de Curitiba, o roteiro da delegação no Brasil inclui as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.