Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

UFPR assina termo de cooperação durante visita do rei da Suécia

Lais Murakami     12 de novembro de 2013 - 16h59

O reitor Zaki Akel Sobrinho (esq.) e o prefeito Gustavo Fruet durante assinatura do termo de entendimento, durante visita do rei da Suécia - Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Com o tema “Progresso e iniciativas do Brasil que podem inspirar a Suécia”, a Missão Real Sueca de Tecnologia, liderada pelo rei Carl XVI Gustaf, esteve em Curitiba na terça-feira (12) para a assinatura de um termo de entendimento com a Universidade Federal do Paraná, Prefeitura de Curitiba e instituições de ensino e pesquisa.

O termo tem como objetivo principal estabelecer estratégias de cooperação em áreas de interesse para pesquisa, educação e desenvolvimento de soluções inovadoras para sistemas sustentáveis, com foco em infraestrutura urbana e gestão ambiental. Como explica o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, é uma “parceria acadêmica, onde cada instituição trabalhará com suas áreas de excelência, principalmente em transporte e mobilidade sustentável”.

Visita do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia - foto: Maurilio Cheli/SMCS

Segundo o professor da UFPR Renato Eugênio de Lima e atual Secretário do Meio Ambiente de Curitiba, a assinatura do termo é “uma oportunidade especial para a UFPR apresentar suas áreas de excelência, como Hidráulica e Saneamento, para discutir os rios da cidade”. Para o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, a participação das universidades e dos institutos de pesquisa da Suécia vai agregar novas tecnologias aos projetos da cidade.

Além da UFPR e da Prefeitura Municipal de Curitiba, assinaram o termo o Royal Institute of  Technology, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a Universidade Positivo, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná e o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro.

O rei Carlos XVI Gustavo da Suécia presenteia o prefeito Gustavo Fruet - foto: Maurilio Cheli/SMCS

Desde 1983, a Missão Real Sueca de Tecnologia organiza visitas a outros países, sempre com a participação do rei Carl XVI Gustaf. O propósito principal das visitas é permitir a troca de conhecimento em projetos de áreas distintas. A missão no Brasil, tem como objetivo estabelecer um melhor entendimento de estratégias, iniciativas e oportunidades do país. Além de Curitiba, o roteiro da delegação no Brasil inclui as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR