Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

UFPR assina convênio com Iphan para preservação da memória ferroviária

Superintendência de Comunicação Social     13 de dezembro de 2019 - 8h58

Vice-reitora da UFPR, Graciela Muniz, e Moisés Julierme Stival Soares, representante do Superintendente do Iphan em Curitiba.

A Universidade Federal do Paraná assinou um convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta quinta-feira (12). Com o termo de cooperação técnica, as instituições se comprometem a preservar a memória ferroviária por meio da criação do Espaço da Memória Ferroviária do Paraná e de Santa Catarina.

O ambiente será nas dependências do Campus Rebouças, no Edifício Teixeira Soares – local onde funcionava a extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). O documento, com validade de cinco anos, foi assinado pela vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz, e pela presidente do Iphan, Katia Santos Bogea.

A iniciativa partiu do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (Gpeacs) da UFPR. A parceria prevê formação, pesquisa e atividades para a comunidade na integração entre as temáticas de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio. Com este objetivo será criado o Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio, que promoverá ações conjuntas de preservação dos bens móveis de valor histórico-cultural oriundos da RFFSA e de educação ambiental.

“É importante destacar a importância do Espaço Memória Ferroviária não só para as duas instituições, mas para toda a comunidade de Curitiba e região metropolitana”, avalia a coordenadora responsável pela execução do convênio e professora da UFPR, Marília Andrade Torales Campos.

Atualmente, quatro estudantes de mestrado e três de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação participam das atividades. Outras instituições também atuam como parceiras, entre elas o Ministério Público do Estado do Paraná, a Associação Brasileira de Patrimônio Ferroviário, Sanepar, PUC/PR e Universidade Tuiuti.

Ações educativas

Durante a solenidade, também foi lançada a exposição “Caminhos das Ferrovias, Natureza e Cultura”. A mostra é resultado de uma ação conjunta entre a UFPR, a Escola Estadual Luiz Ross, o Iphan e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.

O projeto envolveu aproximadamente 300 estudantes do ensino médio da escola. Na exposição são apresentados os melhores resultados julgados por um júri de professores da UFPR, UTFPR e Universidade Tuiuti. Os materiais foram produzidos no âmbito do projeto de educação patrimonial e ambiental a respeito do transporte ferroviário no Estado do Paraná.

Da esq. para direita: professora Odissea Boaventura Oliveira, vice-diretora do Setor de Educação; Renata Domingues Sampaio, do Iphan; Moisés Julierme Stival Soares, representante do Superintendente do Iphan em Curitiba; vice-reitora da UFPR, Graziela Muniz, e professora Marília Andrade Torales Campos, coordenadora do convênio.

O projeto envolveu uma série de ações educativas interdisciplinares e transversais que visaram a elaboração de produções imagéticas baseada no estudo iconográfico e na valorização do olhar sensível destes estudantes, imersos na história de sua própria comunidade e na relação entre a natureza, a cultura e os caminhos das ferrovias. Os trabalhos estarão em exposição até o dia 21 de fevereiro.

De acordo com Marília, a exposição da Escola Luiza Ross é um exemplo das ações do convênio assinado entre a universidade e o Iphan. A exposição também faz parte da dissertação de mestrado da estudante Gabriela Loureiro Martins do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR