Ciência e Tecnologia

UFPR assina acordo de pesquisa científica na área de Biomateriais com quatro instituições

Superintendência de Comunicação Social     4 de abril de 2019 - 13h35

A Universidade Federal do Paraná assinou, nesta quinta-feira (4), a carta de intenção para um acordo de pesquisa científica com o Laboratório de Biomateriais e de Bioengenharia da Universidade de Laval, no Canadá, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o Parque Científico e Tecnológico de Biociência (BioPark), de Toledo, e o Hospital Erasto Gaertner. A proposta envolve o desenvolvimento de pesquisas de Biomateriais, voltadas para a área da saúde.

Assinatura da carta pela vice-reitora da UFPR. Foto: Marcos Solivan

Durante a cerimônia de abertura no Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (Ibeg), o presidente do Biopark, Luiz Donaduzzi, lembrou a trajetória dos últimos anos e a construção da sede do curso de Medicina da UFPR em Toledo, doado pelo empresário. De acordo com Donaduzzi, agora será construído um laboratório de Biomateriais na área do Biopark. “Com esse laboratório, pesquisadores e estudantes terão acesso aos materiais para desenvolvimento de pesquisas. A ideia é criar insumos para o Ibeg, com isso o recurso que retornará para o Erasto Gaertner será injetado no próprio hospital”.

A vice-reitora da UFPR, professora Graciela Inês Bolzón de Muniz, enfatizou a relevância da pesquisa para o desenvolvimento social. “Precisamos mostrar a importância da ciência e aplicar esse conhecimento na área da saúde para que a nossa sociedade se transforme”, disse. “Tenho certeza de que esse projeto será um sucesso e levaremos esse modelo para o restante do Brasil. Contem sempre com a UFPR”.

“Nossa parceria parte do pressuposto de que pessoas que estão precisando terão nosso auxílio. Esse projeto é de grande importância porque o que beneficia nosso paciente, beneficia a instituição”, destacou o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago.

O professor da Universidade de Laval, Diego Mantovani, agradeceu a confiança das instituições parceiras e reforçou a força do projeto. “Esse é um sonho social, por meio de um projeto multifase. Essa primeira fase será aqui no Paraná, mas há potencial para ir muito além”, afirmou.

A vice-reitora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Vanessa Ishikawa Rasoto, afirmou que há várias demandas sociais e as universidades possuem muitas ofertas. “Hoje é um dia marcante, pois representa o trabalho de várias instituições em prol da sociedade. Que essa parceria traga muitos benefícios, com resultados aplicados e surgimento de novos projetos conjuntos”.

Foto: Marcos Solivan

“A UFPR tem muito orgulho de participar dessas ações. Haverá o intercâmbio de pesquisadores tanto do Campus de Toledo, como de Curitiba. Por meio do acordo, também vamos aprofundar e diversificar a interação com a Universidade de Laval, com a qual a UFPR mantém contato de longa data”, reforçou o diretor da Agência UFPR Internacional, André Duarte.

Também participaram da cerimônia o ex-reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; o consultor do Biopark, François Godbout; médicos; pesquisadores e demais autoridades.

Biomateriais

Biomateriais são substâncias ou uma mistura de substâncias, naturais ou artificiais, que atuam nos sistemas biológicos, com o objetivo de substituir, aumentar ou tratar doenças. Alguns exemplos de biomateriais são próteses, implantes, lentes de contato e marcapassos, entre outros.

O projeto prevê que o Instituto de Bioengenharia Erasto Gaertner (Ibeg) receberá os insumos produzidos. Foto: Marcos Solivan

Convênio

O projeto contará com a realização de seminários científicos e tecnológicos, workshops especializados, simpósios e encontros para promover a interação entre instituições e grupos de pesquisa, com o objetivo de identificar áreas de cooperação.

A iniciativa também facilitará atividades de intercâmbio científico que ajudarão a implementar a colaboração e a elaboração de projetos conjuntos de pesquisa.