Ensino e Educação

UFPR assina acordo de cooperação mútua com a Korea University

Jéssica Tokarski     2 de agosto de 2017 - 12h53

A Universidade Federal do Paraná assinou, nesta quarta-feira (2), um acordo de cooperação mútua em intercâmbio com a Universidade da Coreia (Korea University). A ideia é, a partir desse primeiro passo, iniciar uma aproximação acadêmica que resulte no intercâmbio de professores, pesquisadores e estudantes entre as duas instituições.

A iniciativa do acordo partiu da Universidade da Coreia, que tem muito interesse em estreitar o relacionamento com universidades da América Latina e, principalmente, do Brasil.  Segundo o reitor da instituição coreana, Jaeho Yeom, um dos motivos para o sucesso da economia em seu país é o alto nível da educação. “Além de enviar meus alunos para cá, pretendemos recrutar cerca de três mil estudantes da América Latina”, disse.

A Korea University já possui aproximadamente dois mil alunos intercambistas. “Essa é uma das razões para convidarmos tantos professores estrangeiros para participar da nossa equipe”, conta Yeom.

Foto: André Filgueira

O diretor da Agência UFPR Internacional, André de Macedo Duarte, comentou que o acordo abrirá muitas oportunidades em diversos campos num futuro próximo. “Eles veem Curitiba como uma cidade segura e interessante, por isso querem essa cooperação. A universidade coreana alinha-se conosco no sentido da forte aposta no processo de internacionalização do conhecimento”, relata.

Após o encontro na reitoria para assinatura do acordo, a comitiva da Coreia visitou as instalações da UFPR e o Centro de Línguas e Interculturalidade.